Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PROJOVEM URBANO: EDUCADORES HÁ TRÊS MESES SEM O REPASSE

      Na manhã desta terça-feira chegou ao conhecimento da mídia a informação de que os educadores de vários municípios do Piauí que participam do ProJovem Urbano estavam há três meses sem receber o repasse do programa. Munidos de circular enviada pela direção regional do programa no estado, os educadores souberam que o dinheiro, repassado pelo Governo Federal ainda não teria chegado aos cofres do programa no Piauí.
      A reportagem do portal 180graus então entrou em contato com a Coordenação Nacional do ProJovem Urbano que em um primeiro momento explicou que isso era impossível de acontecer, já que o repasse é feito de forma automática de acordo com o numero de alunos no estado. Mas em nota expedida no dia 14 da janeiro de 2011, assinada pela coordenadora regional do ProJovem no Piauí, Alessandra Cronemberger Lima e pela coordenadora pedagógica Juraci Mendes Soares, a direção do programa atribui o atraso no pagamento justamente a esse “não repasse do Governo Federal”.
     PAGAMENTO TERIA SAÍDO NESTA TERÇA-FEIRA
     A nota que chegou ao nosso conhecimento (veja a nota na íntegra abaixo) foi enviada para a coordenação Nacional do ProJovem que prontamente nos explicou a situação. Segundo a diretora nacional do programa, Maria José Vieira Freire, realmente houve problemas no repasse no final de 2010, mas que a situação está caminhando para a resolução.
      Tanto que a coordenadora nacional garantiu que o pagamento de novembro destes educadores estaria saindo ainda nesta terça-feira (25), e ainda que a coordenação aqui no Piauí está empenhada em resolver a situação dos educadores. “Por conta da mudança de gestão 2010/2011 as coordenações tiveram de enfrentar alguns impasses. A secretaria de Justiça no Piauí, que é responsável pelo programa no estado, teve de esperar que se concretizasse a mudança de governo para finalmente aplicar os R$ 734 mil do programa que só foram liberados no dia 3 de janeiro. Para aplicar este dinheiro foi preciso esperar o que foi chamado de ajuste orçamentário do governo, por isso o atraso”, explicou a assessoria do Palácio do Planalto.
      ENTENDA COMO FUNCIONA O PROJOVEM URBANO
     O ProJovem Urbano destina-se a promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental, buscando sua re-inserção na escola e no mundo do trabalho, de modo a propiciar-lhes oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania. O Projovem Urbano é coordenado pela Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, e sua execução fica a cargo do governo estadual ou da prefeitura municipal. Nos estados ele deve ser coordenado pela Secretaria de Juventude, algo que o Piauí não tem. Mas em 2011 o estado ganhou um órgão equivalente, a Coordenadoria da Juventude criada pelo governador Wilson Martins como cumprimento de promessas da campanha eleitoral que levou à sua eleição como governador.
     CONFIRA A NOTA DA COORDENAÇÃO LOCAL DO PROJOVEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário