Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

OPERAÇÃO GELEIRA: PREFEITO DE CARACOL EM LIBERDADE

Superintendência PF, faz investigação - liberdade é a Justiça
Aumentou para 40 o número de inquéritos na Polícia Federal que apura compra de votos e abuso de poder econômico e político nas eleições gerais do ano passado. A informação é do delegado da Superintendência da Polícia Federal do Piauí, Reinaldo Camelo. Ele acrescenta que o Procurador Regional Eleitoral Marco Aurélio Adão já usou estas provas colhidas pela PF em seus pareceres, em que pede a cassação de diplomas e posse de eleitos em 2010.


      Ação prevista pelo advogado de defesa Nazareno Thé - com a tese do prazo da prisão preventiva (5 dias ) foi solto às 0h desta segunda-feira (24/01) o prefeito da cidade de Caracol Isael Macedo Neto (PTB), preso pela Polícia Federal na 'Operação Geleira' acusado de desviar notas fiscais frias. A operação investigou e prendeu trinta gestores públicos, entre eles oito prefeitos no Estado do Piauí. Ele estava preso no Quartel Geral da Polícia Militar do Piauí e foi solto, já que o prazo das prisões, que era de cinco dias, acabou nesta segunda-feira.
     A operação foi deflagrada pela PF-PI em parceria com a Controladoria Geral da União-CGU e o Ministério Público Federal, a 'Operação Geleira' foi a maior já realizada no Piauí no que diz respeito a corrupção e desvio de recursos públicos. Os pedidos de prisão e apreensção foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília; cerca de 325 policiais federais atuaram na 'Operação' em cumprimento a 84 mandatos  de busca e apreensão, além de 30 mandados de prisão em todo estado - foram apreendidos documentos em órgãos municipais, empresas e escritórios de contabilidade em 12 municípios (Marcos Parente, Uruçuí, S. Raimundo Nonato, Várgea Brtanca, Caracol, Elizeu Martins, Porto, Amarante, Miguel Leão, Ribeira do Piauí, Floriano e Teresina. Pelos dados da delegacia regional de Combate ao Crime Organizado, da PF, a soma chega a R$ 20 milhões, dinheiro supostamente desviado do SUS e FUNDEB; o objetivo da operação foi desarticular um esquema, que existia há dois anos, de uso de notas fiscais frias e desvio de recursos públicos de prefeituras do interior do estado.
PREFEITOS PRESOS:
01-Bismarck Santos de Arêa Leão, PTB - Prefeito de Miguel Leão
02-Isael Macedo Neto, PTB - Prefeito de Caracol
03-Joedison Alves Rodrigues, PTB - Prefeito de Landri Sales
04-João Melancia, PMDB - Prefeito de Várzea Branca
05-Jorge de Araújo Costa, PTB - Prefeito de Ribeira do Piauí
06-Domingos Barcelar de Carvalho, o Dó Bacelar, PMDB - Prefeito de Porto
07-Teresinha de Jesus Miranda Dantas, PSDB - Prefeita de Eliseu Martins
08-Valdir Soares da Costa, PT - Prefeito de Uruçuí
Os ex-prefeitos de Uruçuí, Chico Filho (PMDB), e de Marcos Parente, Juraci Rodrigues (PTB), também foram detidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário