Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

PIAUÍ CARENTE DE PROJETO SOCIAL NO COMBATE A EXPLORAÇÃO DO MENOR

Brasil: 2 milhões de crianças e adolescentes trabalham

No Brasil, 2 milhões de crianças e adolescentes, entre 5 e 18 anos, são utilizadas como mão de obra no trabalho infantil. A maior concentração ocorre no campo e no trabalho doméstico. Segundo a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Márcia Lopes, o principal desafio é identificar o trabalho infantil nestes casos.
- Nos últimos anos retiramos 3 milhões de crianças do trabalho infantil, mas temos ainda áreas invisíveis, onde não conseguimos constatar a relação de trabalho - afirmou a ministra nesta quarta-feira, na reunião da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil, no Ministério do Trabalho.
Segundo a ministra, o Cadastro Único para Programas Sociais do MDS faz um diagnóstico da situação das famílias. Quando o problema é identificado, as crianças são retiradas do trabalho e automaticamente o benefício do Bolsa Família é dado à família da vítima do trabalho ilegal, como forma de transferência de renda. A assessora da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Tânia Dornellas, disse que há muita dificuldade em se diferenciar quando existe a exploração do trabalho infantil no meio rural.
Alerta: exploração mão-de-obra do menor
No Piauí é claro a carência de projetos sociais em combate a exploração do menor - trabalho e sexual, surgem pontos que se aproximam da metodologia mas, por questões laceradas em patamares administrativos rapidamente "congelam", agravando ainda mais a chaga social. Venho observando , a utilização de um adolescente, no balão da Miguel Rosa, período da tarde: os pais ('in" responsáveis) camuflam-se em veículo semi-depenado e o menor é levado a sair oferecendo bolos e, outros apetrechos domésticos. Indagado sob o método utilizado esses usurpadores não descartam e afirmam: as pessoas são sensíveis e ele vende mais.  
Fontes: Globo.com e debate rádio Defusora 1.370

Nenhum comentário:

Postar um comentário