Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

MORCEGOS INVADEM SETOR DO MOCAMBINHO E CRIAM HABITAT NATURAL

vilões ou defensores???

liberdade e segurança no espaço áereo

Morcego Vampiro, livre em ação na zona urbana
    (Jotta Rocha) - Há muito  se divulga que a "Raiva  Animal" é uma doença viral sem cura, e o único método preventivo é a vacinação específica, sob administração do Centro de Controle Zoonose-CCZ (FMS), que periodicamente se mobiliza imunizando cães e gatos - mas, a população canina e felina em Teresina é crescente - superando 100 mil, aumentando risco de doenças como Calazar e Raiva; nos cálculos do CCZ a demanda é mais preocupante com os chamados animais vádios (cães e gatos) que são "largados" por pessoas não responsáveis nas imediações de mercados públicos, supermercados, lanchonetes e outras áreas para o sobreviver e muitas vezes o animal é largado doentio.
     Denuncia nos é apresentada da formação de uma Colônia de Morcego, no Setor "B" do Conjunto Mocambinho I, a peste destes mamíferos vampiros, segundo um dos moradores preocupados é devido a falta de atenção do município, via SDU Centro/Norte e Fundação Municipal de Saúde, via CCZ, pois na Q 24, C 11 existe o desprezo de imóvel: "foi, segundo sei, feito uma transação comercial mas o, dito, novo dono nunca se preocupou nem com limpeza, existem duas árvores grandes, de manga, e com o tempo e falta de atenção os morcegos foram se instalando, hoje está insuportável, pois o número é grande e, geralmente invadem as residências vizinhas. Ficamos temerosos, queremos que a prefeitura ou o dono faça uma limpeza, corte - se for o caso - as árvores, e traga mais  tranqüilidade aos moradores desse setor", reclama o taxista Josias, residente na Q 23 bastante preocupado.
      A "Raiva" é de fácil transmissão, até pela saliva do infectado pode se espalhar, também através de mordida, simples arranhões ou lambedura de cães e gatos, morcegos. E o mamífero é visto por especialistas por duas óticas: 1º é perigoso,  fácil se agasalha - principalmente em imóveis abandonados, templos religiosos, cemitérios... - e em suas investidas podem manter contato com animais infectados e de imediato infectar outros seres, inclusive o homem. Outro grupo de analista vê o mamífero voador benefíco para estudos científicos. De certo, é que os moradores solicitam providências urgentes..      

Nenhum comentário:

Postar um comentário