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terça-feira, 17 de dezembro de 2013

RELATÓRIO DE ACIDENTE AERONAVE SÓ SERÁ LIBERADO DAQUI 1 ANO

CARÊNCIA DE CAIXA PRETA ENTRAVA PESQUISAS DE INVESTIGAÇÃO
O relatório com as causas que levaram a explosão da aeronave, que caiu na tarde da última segunda-feira (16), matando quatro homens, só será concluído daqui a um ano. A informação é do Coronel da aeronáutica, Roberto Mendes, que está em Teresina para investigar o que teria causado o acidente. 
Cel. Roberto Mendes - Aeronáutica
O Coronel afirma que não é recomendado vôos de instruções com passageiros na aeronave. O avião já foi retirado do aeroporto e encaminhado a Recife. O avião não possui caixa preta, nome popular de um sistema de registro de voz e dados existente nos aviões. De acordo com o Coronel da aeronáutica, Roberto Mendes,do Serviço Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SINAPE), o relatório com as causas do acidente envolvendo o bimotor só serão divulgadas daqui a um ano. “Só poderemos concluir o trabalho daqui a um ano, pois temos muitos casos também para serem investigados, e precisamos averiguar todos os detalhes com precisão”, disse o perito da aeronáutica.

A aeronave não tinha caixa preta, pois, segundo as normas na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) nesse tipo de avião não há necessidade do equipamento, só é preciso dois gravadores. “Como não tem caixa preta no avião, não teremos registros das conversas dentro da aeronave, e os dois gravadores possivelmente não poderão mais oferecer nenhuma informação devido à explosão”, informou o Coronel Roberto Mendes. Segundo o perito, Coronel Roberto Mendes, não é recomendável que passageiros estejam em vôos de instrução,mas não se pode apontar isso como causa da queda do avião. “Eu como piloto por formação não recomendo, que passageiros estejam na aeronave durante vôos de instrução, mas não estamos afirmando que isso tenha levado a queda da aeronave”.
Se entre as causas do acidente estiverem o fato de ter moradores na proximidade do aeroporto a Aeronáutica poderá recomendar a saída do aeroporto daquele local. “Se o fato de ter residências próximas ao aeroporto tiver comprometido a queda do avião, poderemos sim recomendar a saída do aeroporto desse loca”, ressaltou o perito.
Os destroços do bimotor Cessna 172, serão levados a Recife, para a perícia. As investigações não serão conclusivas, pois o fato de a aeronave ter entediado prejudicará as investigações. “Nossas investigações não estarão buscando culpados, isso fica por conta da policia, mas nosso relatório nãos será conclusivo pois muitos dados foram perdidos com a explosão”.
Para a aeronáutica as condições climáticas no momento do vôo estavam boas e não devem ter interferido na queda do bimotor. O Coronel, também, informou que, possivelmente, não houve tempo do piloto se comunicar com a torre de controle. “O clima no horário estava muito bom para vôos com aquele tipo de aeronave, que é para vôos visuais. Mas o que podemos afirmar é que não houve tempo para o piloto se comunicar com a torre de controle ], pois a queda foi muito rápida.
Em trinta dias o SINAPE apresentará os registros dos materiais coletados no local do acidentes , mas o relatório com a conclusão só será entregue aos familiares das vítimas daqui a um ano. “Em 30 dias apresentaremos a aeronáutica os registros com os dados coletados no local do acidentes, mas só daqui a um ano teremos o relatório conclusivo”, lembrou o Coronel Roberto Mendes.
Para o Coronel da Aeronáutica, Roberto Mendes, o fato de os alunos contratarem instrutores de forma terceirizadas, fora da faculdade, é perfeitamente legal para a ANAC. “ Não há nenhuma norma que impressa esse tipo de prática, ao contrario é muito comum em esse fato em escolas para pilotos”.
Fonte: portal AZ.Com

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