Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Desabamento: BOMBEIROS BUSCAM DESAPARECIDO

Atualização: 03.12.2013/pelo G1
02:17/fotos O ESTADÃO

Os bombeiros procuram entre os escombros, na madrugada desta terça-feira (3), por um vigia desaparecido que costumava passar a noite em um alojamento no 2º subsolo do prédio em obras que desabou em Guarulhos, na Grande São Paulo.
O acidente ocorreu por volta das 19h20 de segunda-feira (2) na Avenida Presidente Humberto Castelo Branco, altura do número 1.900. Até as 0h40, nenhuma vítima havia sido localizada. Com a planta da construção em mãos, as equipes concentram as buscas no local onde ficava o dormitório.
De acordo com os bombeiros, duas pessoas costumam dormir na obra, mas um havia saído momentos antes para ir ao supermercado. O outro está desaparecido. Já os 13 outros homens que trabalhavam na construção tinham saído no momento do acidente.
O operário Francisco Antônio Barbosa de Souza, de 23 anos, disse que "muita gente" trabalha na obra, mas a maioria tinha ido embora às 18h, após o fim do expediente. "Tinha uns que dormiam ai. Uma faixa de uns seis, mas hoje não estavam todos. Só tinham uns dois", afirmou.
Quando o acidente aconteceu, ele já estava em casa. Souza contou que a obra estava no quinto e último pavimento. "Ia bater mais uma laje e fazer a caixa d'água", concluiu.
Moradores de uma casa que fica ao lado da construção, e também foi atingida pelos escombros, foram retirados em segurança. Oito casas da rua debaixo foram esvaziadas por precaução, de acordo com a Defesa Civil do município. Os moradores foram encaminhados para as residências de parentes ou para abrigos.
Mais de 20 equipes dos bombeiros de Guarulhos, Suzano e Mogi das Cruzes foram enviadas ao endereço. No total, são 65 homens da corporação. Dois cães farejadores percorrem a área do acidente. Em uma primeira varredura, ninguém foi localizado.
O prédio que estava sendo construído na avenida, que fica paralela à Rodovia Presidente Dutra, era comercial, de acordo com a Prefeitura da cidade. O nome da construtora ainda está sendo apurado.
Bombeiros trabalham em prédio em obras que desabou em Guarulhos, na Grande São Paulo. (Foto: Andre Penner/AP)Dificuldades
O capitão Cafer, do Centro de Operações do Corpo de Bombeiros, disse à Globo News que a principal preocupação é com a segurança das equipes de resgate. "A preocupação é se há mais galerias para baixo. Os bombeiros vão trabalhar na área colapsada e não há informações do que há abaixo deles", afirmou.
Foi pedido que helicópteros não se aproximem muito da área para facilitar na localização de possíveis vítimas. O Corpo de Bombeiros solicitou o reforço de iluminação para que as equipes possam trabalhar.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção de Guarulhos e Arujá, Edmílson Girão da Silva, afirmou que, aparentemente, a obra estava em situação regular, mas ressaltou que a qualidade do material que vinha sendo utilizada na construção tem de ser analisada.
Alvará de construção
Por meio de nota, a Prefeitura de Guarulhos informou que o "alvará de construção foi emitido em 23 de novembro de 2012 para construir um condomínio residencial de 30 apartamentos e 2 salões comerciais, totalizando 3.706 metros quadrados".
No dia 14 de maio deste ano, a empresa Salema Comércio, Construção e Projetos Ltda., responsável pela obra, entrou com um pedido de substituição do projeto, acrescentando um mezanino em um dos salões comerciais.
"Esse alvará foi expedido em 6/11/2013 por atender aos requisitos legais e técnicos aferidos pela Prefeitura", ressaltou o comunicado.
De acordo com a Prefeitura,  "a responsabilidade sobre a execução da obra, de modo a garantir que todas as medidas de segurança estrutural do prédio e de bem-estar dos funcionários que a executavam fossem cumpridas, cabe à empreiteira, através do seu engenheiro responsável".
G1 tentou entrar com contato com o proprietário da Salema Comércio, Construção e Projetos Ltda. mas não obteve retorno.
Homens do Corpo de Bombeiros buscam por vítimas em meio aos escombros de prédio em obras que desabou em Guarulhos, SP. (Foto: José Patrício/ Estadão Conteúdo)Cães farejadores percorrem escombros de prédio em Guarulhos (Foto: Reprodução/TV Globo)Cães farejadores percorrem escombros de prédio em Guarulhos (Foto: Reprodução/TV Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário