Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

sábado, 15 de junho de 2013

Copa das Confederações: JOSÉ BLATTER E DILMA ROUSEFF RECEBEM VAIA

CUSTOS DE ESTÁDIO PROMOVEM VAIAS NA ABERTURA DA COMPETIÇÃO [As vaias e os protestos deveriam ter acontecido em junho de 2009, na escolha das cidades-sede]
Joseph Blatter, o presidente da Fifa, e Dilma Rousseff, a presidente do Brasil, receberam uma vaia histórica na abertura da Copa das Confederações; quando brasileiros e japoneses já estavam perfilados para a execução dos hinos nacionais, a presença dos dois foi anunciada pelo sistema de som do estádio de Brasília.
Foi a senha para que uma vaia ensurdecedora tivesse início. Primeiro enquanto o cartola falava, e depois, mas forte ainda, quando Dilma, em poucas palavras, anunciou que a Copa das Confederações estava oficialmente aberta - visivelmente incomodada com as vaias, em um ambiente com torcedores abastados, o público mais crítico ao governo petista, Dilma há algum tempo vinha evitando contato com Blatter, que chegou a pedir respeito aos torcedores, sendo ainda mais vaiado. Além do constrangimento da vaia, a presidente ainda tinha ao seu lado o presidente da CBF, José Maria Marin, a quem vem evitando há meses.
Lula, sucessor de Dilma, já havia passado por situação parecida na abertura dos Jogos Pan-Americanos do Rio-2007.

Brasileiro deixa tudo para a última hora mesmo, até para protestar é assim. Esperaram começar a Copa das Confederações, seis anos após o seu anúncio, para expor seu descontentamento com o custo da construção do estádio Mané Garrincha, em Brasília. 

Desde 2009, quando do lançamento do 'Portal 2014' foi manifestado opinião sobre desperdício de dinheiro que seria fazer a Copa do Mundo em 123 sedes. A maior parte da população pensava o contrário. E aplaudia a decisão do governo de “privilegiar” todas as regiões do Brasil, sobretudo o norte e nordeste, com cinco sedes. Agora parece que o discurso mudou, caiu a ficha e alguns iniciam protestos, falam em elefantes brancos, que a Copa não serve para nada. 
Só que agora o dinheiro já foi gasto, Mané!!!
A própria Fifa, desconhecendo o comportamento do brasileiro, criou para a Copa das Confederações uma logística pouco inteligente para retirada dos ingressos, causando transtornos e enormes filas para os torcedores que moram longe dos pouquíssimos postos de troca. Já deveria ter aprendido que deixamos tudo para a última hora.
Me desculpem, senhores manifestantes, mas o tempo passou, tivemos eleições para todas as esferas de governo e ninguém se levantou contra os bilhões que não foram investidos em hospitais, escolas, saneamento, segurança etc.. As vaias, passeatas, manifestações mudariam alguma coisa se tivessem ocorrido em junho de 2009.
Fazer barulho agora me cheira a oportunismo e o pouco que o Brasil poderia ganhar com todo este evento, que é um divulgação mundial das nossas vitrines, pode virar uma exposição de violência e das nossas vidraças. Que fique como legado da copa, a consciência de que os brasileiros devem ficar mais atentos aos investimentos do governo antes das obras e os compromissos saírem do papel, porque depois não adianta chorar o leite derramado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário