Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Bancários: ELEIÇÃO CONSELHO ADMINISTRATIVO BB

Rafael Matos
“É necessária transparência com os funcionários”
São Paulo – No Banco do Brasil, a campanha do segundo turno do processo eleitoral para definir o representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da empresa (Caref) já teve início e a votação ocorre de 24 a 28 de junho. O Sindicato apoia a candidatura do funcionário Rafael Matos, há 13 anos na instituição financeira. A votação será feita pelo número de matrícula funcional do candidato. A de Rafael Matos é F8369846.
A eleição direta para a escolha de um representante dos trabalhadores no Conselho de Administração das empresas públicas é uma das maiores conquistas da CUT e do movimento sindical.
Para Rafael Matos, o mais votado em todo o país no primeiro turno, as relações da direção do banco com os funcionários precisam melhorar muito. “Transparência, respeito, reconhecimento e diálogo são esquecidos. As imposições e cobranças imperam. Essa lógica precisa mudar e isso passa necessariamente pela valorização dos funcionários”, afirma.
Uma das principais bandeiras do candidato será a igualdade de gêneros nos cargos de direção. "Hoje as mulheres representam 50% da força de trabalho, mas não estão presentes nos cargos diretivos. Vamos combater essa discriminação”, promete.
Trabalhadores esquecidos – O Conselho de Administração do BB é composto por oito integrantes: além do eleito pelos funcionários, são mais quatro indicados pelo governo federal, o presidente do banco e dois representando os acionistas minoritários – hoje indicados pela Previ (Caixa de Previdência). Tem como função definir políticas e centralizar decisões estratégicas sobre negócios, crédito, orçamento, investimentos dentre outras questões.
“Antes todos os integrantes representavam os acionistas e os funcionários, que constroem o banco, estavam esquecidos. Agora, os trabalhadores terão um representante para participar dessas decisões”, destaca Rafael.
A lei define que o representante dos trabalhadores não pode participar de reuniões que deliberem sobre salários e direitos dos funcionários. O movimento sindical se mobiliza para derrubar esse impedimento.
Veja algumas das propostas de Rafael Matos; transparência nas relações com os funcionários; defender melhores condições de trabalho; critérios claros de ascensão profissional; maior presença de mulheres nos cargos de direção; responsabilidade socioambiental com os funcionários; combater o assédio moral e o autoritarismo; lutar por respeito, reconhecimento e remuneração adequada; criação de diretoria de sustentabilidade; maior investimento do banco na formação dos funcionários; volta das substituições de comissionados.
Primeiro turno – O resultado do primeiro turno da eleição foi oficializado pela Comissão Eleitoral na sexta-feira 14. Os dois candidatos com mais votos disputarão o segundo turno de 24 a 28 de junho. Rafael Vieira de Matos foi o primeiro colocado com 5.678 votos. O segundo colocado foi o funcionário Ronaldo Zeni com 2.776.

Currículo – Rafael Matos é graduado em História pela USP e é especializado em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela Unicamp. Também fez MBA em Gestão de Pessoas pela FGV-RJ, MBA em Meio Ambiente e Sociedade pela Fesp-SP e em Gestão de Previdência Complementar pelo Instituto Ideias em parceria com a Universidade Federal Fluminense.
Participou do movimento estudantil e foi diretor do Sindicato por dois mandatos, tomou posse na agência Freguesia do Ó, trabalhou na Gestão de Pessoas do BB e atualmente está na Previ.
- See more at: http://www.spbancarios.com.br/Noticias.aspx?id=4846#sthash.AHQNnuLR.dpuf
Via Sind Bancários SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário