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FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

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domingo, 30 de junho de 2013

Automobilismo: ROSBERG, FALHAS ADVERSÁRIAS CONQUISTA 1ª POSIÇÃO EM SILVERSTONE

ESTOUROS DOS PNEUS FAVORECEM 2ª VITÓRIA DA
                                                              Reprodução/GP Inglaterra 2013
TEMPORADA 2013 [Tabelas construtores e pilotos]

As 24 Horas de Le Mans foram na semana passada, mas os pilotos da F1 precisaram enfrentar uma verdadeira corrida de resistência, neste domingo (30), em Silverstone. Em uma prova marcada por estouros dos pneus de vários pilotos, incluindo Felipe Massa, Nico Rosberg se aproveitou dos problemas alheios para conquistar a segunda vitória na temporada 2013 da F1. As falhas começaram logo no começo da corrida, quando o então líder Lewis Hamilton teve o pneu furado para o desespero da torcida da casa. Entretanto, o problema piorou nas voltas seguintes, quando tanto Massa quanto Jean-Éric Vergne tiveram os compostos destruídos no mesmo ponto que o piloto da Mercedes.
Para evitar novos problemas, as equipes pediram aos pilotos para evitar a zebra nas curvas 4 e 5, que poderiam estar causando cortes na borracha. Assim, tão logo o safety-car deixou a pista, Sebastian Vettel disparou na liderança e parecia caminhar para mais uma vitória fácil. A situação, no entanto, mudou faltando apenas dez voltas, quando o piloto da Red Bull abandonou pela primeira vez em 2013 devido a um problema no sistema de câmbio do RB9.

Rosberg conquistou uma vitória maiúscula para a Mercedes em Silverstone (Foto: Getty Images)
Quem se aproveitou da quebra foi Rosberg. O outro piloto da Mercedes fez a parada nos boxes assim que o carro de segurança entrou na pista pela segunda vez. Com compostos mais novos, o alemão ainda precisou segurar o ímpeto de Mark Webber, o mais rápido na pista nas voltas finais, para conquistar a segunda vitória em 2013. O australiano terminou em segundo depois de cair para a 15ª na primeira volta devido a um toque com Romain Grosjean logo na largada, enquanto Fernando Alonso foi o terceiro. Lewis Hamilton completou em quarto, ao ultrapassar Kimi Räikkönen na penúltima volta.
Após o problema no começo da prova, Felipe Massa conseguiu encerrar em sexto. Adrian Sutil, Daniel Ricciardo, Paul Di Resta e Nico Hülkenberg completaram o top-10.
Saiba como foi o GP da Inglaterra de F1
O grande nome da largada do GP da Inglaterra foi, sem dúvida, Felipe Massa. O brasileiro conseguiu a proeza de começar em 11º e cruzar em quinto lugar na primeira volta. Sem dúvidas, uma volta sensacional por parte do brasileiro. Por outro lado, Mark Webber foi tocado por Romain Grosjean e despencou de quarto para 15º. Lewis Hamilton sustentou a primeira colocação e foi seguido por Sebastian Vettel, que conseguiu ultrapassar Nico Rosberg na primeira curva. Adrian Sutil, outro que mandou bem na largada, subiu para a quarta posição.
No começo da corrida, Hamilton acelerou forte para abrir o máximo possível de vantagem para Vettel. Assim, o piloto da Mercedes registrou uma sequência de voltas rápidas para escapar do seu grande adversário em Silverstone. Pouco a pouco, Rosberg vinha no encalço do compatriota e já tinha ritmo ligeiramente mais rápido que Seb. Mais atrás, Fernando Alonso figurava na oitava posição e lutava com a Toro Rosso de Daniel Ricciardo para escalar o pelotão. Mas o australiano tinha ritmo de corrida incomparavelmente melhor que a Ferrari.
Aí veio a sétima volta, e um furo no pneu traseiro esquerdo logo na abertura desta volta destruiu as chances de Hamilton vencer em casa. Dono de um azar incrível, o britânico foi se arrastando para os boxes, para tristeza da multidão que acompanhava a corrida nas arquibancadas em Silverstone. Vettel, com sorte de campeão, assumiu a ponta e tinha caminho livre para ampliar ainda mais a liderança da corrida.

A Pirelli foi a grande vilã do domingo e tirou de Hamilton chance de vitória (Foto: Getty Images)
Com o revés de Hamilton, Massa assumiu a quarta colocação, colando em Sutil na disputa por um lugar no pódio. Só que o brasileiro provou do mesmo desgosto de Lewis pouco depois, já que, na saída da curva 5, o pneu traseiro esquerdo da sua Ferrari estourou da mesma forma ocorrida com Hamilton minutos antes. Tremendo azar para Felipe. Certamente, a Pirelli voltará a ficar por muito tempo no olho do furacão na F1. Após ter de ir para os boxes, Massa voltou à pista em último.
A situação da Pirelli, que já era complicada, ficou ainda pior quando Jean-Éric Vergne, na 15ª volta, também teve seu pneu traseiro esquerdo furado. O francês ainda teve um pouco menos de azar em relação a Hamilton e Massa, pois conseguiu manobrar rapidamente para os boxes. Por precaução, a direção de prova acionou o safety-car na 16ª volta da corrida. Via rádio, Webber não escondeu sua insatisfação com o que vinha acontecendo: “É inacreditável”.
Com a entrada do safety-car, inúmeros fiscais de pista tentaram entraram em várias partes do circuito para limpar os detritos que ficaram espalhados pelo asfalto, com foco especial à zebra da curva 4. Definitivamente, foi uma situação poucas vezes vista na F1. Mas mesmo com a bandeira amarela, a preocupação era grande, tanto que a Red Bull demonstrava estar alerta à situação dos pneus de Vettel, que seguia na liderança da corrida.
A caótica corrida foi retomada na volta 22 em Silverstone, quando rumores no paddock indicavam que algumas equipes consideraram interromper a corrida por conta dos problemas com os pneus Pirelli. Na relargada, a Red Bull pediu que Vettel tomasse cuidado nas saídas das zebras. Tudo para evitar um pneu dechapado no momento crucial da prova. Sebastian seguia na liderança, seguido por Rosberg, Sutil e Alonso, que foi o maior beneficiado pela bandeira amarela. Com a bandeira verde, o bicampeão do mundo começou a pressionar Sutil por um lugar no top-3.

Os pneus foram os antagonistas do GP da Inglaterra (Foto: Getty Images)
Aos poucos, porém, Sutil abria vantagem para Alonso, que ficava na alça de mira da Lotus de Kimi Räikkönen. Enquanto isso, Hamilton e Massa tentavam se recuperar na corrida. No giro 25, Lewis já aparecia em 13º, enquanto Massa disputava posição com Vergne e Bottas e seguia em 17º e duas paradas para troca de pneus. Na frente, Vettel abria vantagem de 2s5 para Rosberg.
Um quarto piloto sofreu com pneu furado. A Sauber informou que Nico Hülkenberg teve um pequeno furo e recolheu para os boxes para fazer um pit-stop de emergência. O alemão voltou à pista usando os médios, que pareciam ser mais vulneráveis ao asfalto quente e traiçoeiro de Silverstone, que parecia ter mais armadilhas que uma pista do Super Mario Kart.
A corrida seguia sob um certo clima de tensão, com Vettel na frente, seguido sempre por Rosberg e Sutil vindo mais atrás. Com a segunda parada para troca de pneus, Alonso caiu para 11º, logo à frente de Massa, e Webber assumiu a quarta colocação. Ricciardo fechava a lista dos cinco primeiros em Silverstone quando restavam 20 voltas para o fim da corrida.
Apesar de estar dominando a corrida desde o problema enfrentado por Hamilton, Vettel não tinha a liderança sob controle. Isso porque Rosberg andava num ritmo mais forte e diminuiu para 2s5 a vantagem do tricampeão do mundo. Definitivamente, a corrida estava aberta na ponta e também no pelotão intermediário, onde Hamilton e Di Resta travavam um duelo incrível pela 12ª colocação. 
Com o fim da segunda janela para troca de pneus, Vettel e Rosberg comandavam a corrida, com o piloto da Mercedes se aproximando perigosamente da ponta. Räikkönen, com um ritmo bastante consistente desde o começo da prova, aproveitou o bom rendimento dos seus pneus e subiu para terceiro, superando Webber e Alonso, que vinham na sequência. Sutil caiu de terceiro para sexto e era bastante pressionado por Ricciardo, outro que vinha de um grande fim de semana na Inglaterra.
Até que, na volta 42, a sorte de campeão abandonou Vettel. Com problemas (desta vez, nada a ver com pneu), o tricampeão do mundo se arrastou e encostou na reta dos boxes, ainda sem saber o que aconteceu com o seu carro. Foi o primeiro abandono do piloto da Red Bull no ano. Assim, Rosberg assumiu a liderança da corrida, seguido por Räikkönen e Alonso. A direção de prova acionou o safety-car para remover o RB9 de Seb da pista.

O momento decisivo da corrida: Vettel abandona e 'entrega' vitória a Rosberg (Foto: Getty Images)
Com a bandeira amarela, alguns pilotos aproveitaram para trocar os pneus pela última vez na corrida. Rosberg, que fez seu terceiro pit-stop, manteve a ponta, seguido por Räikkönen e Sutil, dois que não pararam nos boxes, assim como Ricciardo, em quarto. Webber, outro que realizou seu terceiro pit-stop, caiu para quinto. Fato que a corrida ainda tinha um desfecho imprevisível, mesmo com Rosberg na condição de favorito máximo à vitória. Em teoria, Webber, por ter pneus novos, despontava como forte candidato a um lugar no pódio britânico.
Três voltas depois, a corrida foi retomada, com Rosberg acelerando forte para tentar garantir sua segunda vitória no ano. No meio do bolo, Sergio ‘Checo’ Pérez, que estava bastante apagado, foi o sexto piloto a sofrer com um furo no pneu em Silverstone. Novamente, o traseiro esquerdo dechapou, deixando o mexicano na mão.
Rosberg seguia na frente, mas sua vitória estava longe de ser favas contadas. Webber relargou em quinto, mas aproveitou o ótimo rendimento dos pneus mais novos e conseguiu ultrapassar, até com certa facilidade, os carros de Ricciardo, Sutil e Räikkönen, pulando para segundo e se transformando na grande ameaça ao triunfo de Nico em Silverstone. Bem mais rápido que o piloto da Mercedes, Webber, próximo da aposentadoria, poderia conquistar uma vitória épica na Inglaterra.
Alonso também brilhava muito em Silverstone. Se no sábado ele só contava com a conquista de parcos pontos, no domingo virou um leão e consolidou uma corrida soberba com uma bela ultrapassagem sobre Räikkönen no fim da corrida, subindo para terceiro. Mas Hamilton também aparecia como candidato ao pódio depois de também passar o piloto da Lotus. Massa era outro que se destacava muito no fim. Depois de andar em último, o brasileiro era o sexto colocado. Incrível, o fim da corrida em Silverstone.

Rosberg comemora sua segunda vitória no ano, a terceira da carreira (Foto: Getty Images)
Na base do sufoco, Rosberg conseguiu confirmar a vitória na Inglaterra, a sua segunda na temporada. Com apenas 0s7 de vantagem, o alemão cruzou a linha de chegada à frente de Webber, um dos grandes nomes da corrida. Alonso também brilhou e garantiu um troféu para a Ferrari ao terminar em terceiro. Hamilton certamente não teve o resultado que tanto sonhava depois de um sábado promissor, mas o quarto lugar, diante de tudo o que aconteceu, lhe serviu como uma vitória, assim como para Massa. Entre os dois, Räikkönen fechou o top-5.


                    
P
1Nico ROSBERGALEMercedes1:32:59.45652 voltas3
2Mark WEBBERAUSRed Bull Renault+0.7653
3Fernando ALONSOESPFerrari+7.1243
4Lewis HAMILTONINGMercedes+7.7562
5Kimi RÄIKKÖNENFINLotus Renault+11.2572
6Felipe MASSABRAFerrari+14.5734
7Adrian SUTILALEForce India Mercedes+16.3352
8Daniel RICCIARDOAUSToro Rosso Ferrari+16.5432
9Paul DI RESTAESCForce India Mercedes+17.9433
10Nico HÜLKENBERGALESauber Ferrari+19.7093
11Pastor MALDONADOVENWilliams Renault+21.1352
12Valtteri BOTTASFINWilliams Renault+25.0942
13Jenson BUTTONINGMcLaren Mercedes+25.9002
14Esteban GUTIÉRREZMEXSauber Ferrari+26.2004
15Charles PICFRACaterham Renault+31.6002
16Jules BIANCHIFRAMarussia Cosworth+36.0002
17Max CHILTONINGMarussia Cosworth+1:07.6002
18Giedo VAN DER GARDEHOLCaterham Renault+1:07.7003
19Romain GROSJEANFRALotus Renault+1 voltaNC4
20Sergio PÉREZMEXMcLaren Mercedes+6 voltasNC3
Sebastian VETTELALERed Bull Renault+11 voltas2
Jean-Éric VERGNEFRAToro Rosso Ferrari+17 voltas3
Melhor volta
Mark WEBBERAUSRed Bull Renault1:33.401volta 52
RECSebastian VettelALERed Bull Renault RB61:29.61510/07/2010
MVFernando AlonsoESPFerrari F101:30.87411/07/2010
Condições do tempoSOL ENTRE NUVENSar: 21-22ºC | pista: 31-34ºC

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