Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

PESQUISA: 10 ARMAS APREENDIDAS 3 SÃO DE ORIGEM PÚBLICA

      Relatório divulgado nesta segunda-feira (20), pela ONG Viva Rio, revelou um dado assustador para o possível aumento da violência no Piauí. De cada dez armas de fogo apreendidas no Estado, três tiveram como canal de desvio o poder Público, embora esse item considere também as armas privadas de militares, policiais e bombeiros. O índice é de 29,63% do total das apreensões, o maior do país. A pesquisa mostra que foram apreendidas no Piauí 592 armas de fogo em 2009, o que dá uma taxa média de 4,92 armas por cada mil em circulação. Entretanto, desse total 1,8% foram desviadas do mercado externo; 61,1% do mercado interno; 29,6% do poder público; e 7,4% sem informações. Porém, o dado dos desvios das armas de primeiro comprado feito pelo poder público é o que mais assusta. 
      Conforme nota da ONG, esse item representa que as armas adquiridas pelo poder público foram desviadas para outros fins, ou seja, o tráfico de armas ilegais acontece, também, dentro do setor público. “São armas compradas pelo Estado e muitas vezes repassadas a bandidos”, diz nota. E o Piauí tem o maior índice desse item, entre os 12 estados que divulgaram esses percentuais. O estado mais próximo foi Pernambuco 29,1%. Entretanto, para o gerente do Departamento de Armas e Munições da Secretaria de Segurança Pública do Estado, delegado João Paulo, esse  número não representa bem a verdade. “É um número irrisório. Quase 30% é muito alto”, avaliou, destacando que o índice oficial da gerência não passa dos 3%. “Mas, isso com relação à Segurança”, alerta, lembrando que as armas da Polícia Militar e Bombeiros são de responsabilidade das corporações. 
      De acordo com o delegado, a Gerência é que controla todas as armas que entram na Segurança Pública e,também, é a responsável pela guarda das armas apreendidas no Estado. “Atualmente a Secretaria de Segurança conta com pouco mais de 2,4 mil armas de fogo, sendo mais de uma por agente ou delegado”, explica. 

     Nacional

      O estudo da ONG, porém, aponta ainda que 47,6% das armas existentes no país são ilegais. No total, haveria no Brasil cerca de 16 milhões de armas. Pelo estudo, produzido com informações dos governos estaduais, existem 7,6 milhões de armas em situação irregular e 8,3 milhões de armas com origem e posse devidamente legalizadas.
      Ao todo, são 15,9 armas em poder de forças de segurança, militares, empresas de segurança, cidadãos comuns e bandidos. É a primeira vez que uma ONG faz um levantamento sobre armas em todos os estados e no Distrito Federal.

Dados:Az.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário