Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

ATLETISMO 2010: VOLTA DA CAJUÍNA CONSOLIDA-SE NACIONALMENTE

      Um 2010 que se despede com muito brilho e beleza pelas avenidas de Teresina, capital do Piauí. A temporada esportiva do estado foi encerrada com um show de pedestrianismo, com a realização de mais uma edição da Volta da Cajuína, corrida de rua que já entrou para o calendário nacional e este ano reuniu mais de mil atletas inscritos de 14 estados do país. A prova teve largada às 8h20 da manhã na avenida Cajuína, Zona Leste da cidade, com um percurso de 10 km e valeu como seletiva para a Corrida Internacional de São Silvestre, classificando dois piauienses melhores colocados na prova deste domingo (19). No Feminino, a representante do Piauí será a atleta Antonia Luiza Rodrigues, 5ª colocada com o tempo de 42min01s. No Masculino, a São Silvestre será representada pelo piauiense Raimundo Nonato da Silva, que chegou na 7ª colocação, com o tempo de 31min17s.
      Muitos atletas profissionais vieram de várias cidades do país em busca de mais um titulo no currículo e também pela excelente premiação, R$ 40 mil em dinheiro. Uma delas foi a campeã no Feminino, a piauiense Cruz Nonata, que agora representa o Distrito Federal. Ela já obteve índice para a São Silvestre. O seu tempo foi de 33min44s. “A prova teve um ótimo percurso, a organização também está de parabéns. Eu vim pra levar mais esse título e estou muito feliz com a vitória”, disse. Já o segundo lugar foi para a maranhense de apenas 19 anos, Larisse do Nascimento com 37min14s. “Gostei bastante da minha colocação porque minha meta era estar entre as primeiras colocadas”.
      No Masculino, o campeão foi o baiano Giomar Ferreira, com o tempo de 30 min22s. “Essa é uma prova em que é necessário ter foco, porque se o atleta vier só na intenção de correr, ele acaba nem completando o percurso”, disse Giomar. E continuou: “Passamos por lugares belíssimos, mas fiquei encantado com a Ponte Estaiada”, frisou. A segunda colocação foi para o atleta profissional, da cidade mineira de Guanhãs, Valdir Sérgio de Oliveira com 29’29’’. “A prova foi cansativa porque já vim de uma prova a menos de um mês, mas apesar disso e do calor, foi excelente. Meu objetivo agora é a São Silvestre.”, disse o atleta, que é atual Campeão Brasileiro de Corrida de Rua - Circuito Caixa, vencendo quatro etapas consecutivas na competição. O competidor também é campeão da Meia Maratona Volta da lha 2010.
      Já na categoria portadores de necessidades especiais, o primeiro lugar foi para o cadeirante Edvaldo Portela com 57’03’’. “Próximo ao evento, eu procuro sempre fazer do meu dia-a-dia uma competição regular para adquirir um melhor condicionamento”, disse Edvaldo, de 32 anos, casado e pai de dois filhos. Os participantes largaram das proximidades do Parque Potycabana, na Avenida Cajuína, depois os atletas seguirão para a avenida Raul Lopes, Ponte Wall Ferraz, avenida Marechal de Castelo Branco, depois passarão pelo mais novo ponto turístico da capital: a Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França, retornando para o local de largada.
MEGA-ESTRUTURA
Mais de 200 profissionais se engajaram na organização e secretaria de prova da 5ª Volta da Cajuína. Além disso, batedores da Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Strans, Exército, RONE, helicóptero, além de quatro ambulâncias com uma equipe de profissionais, disponibilizados tanto na arena como no acompanhamento do circuito para prestar primeiros socorros. A organização do evento ofereceu a cada dois quilômetros da prova pontos de hidratação para os atletas, coletores de lixo, um banheiro químico e dois policiais para assegurar a tranqüilidade dos competidores. Águas e frutas também foram oferecidas para os participantes.
“Nossa missão aqui é dar segurança abrindo e fechando vias que possam representar perigo tanto para o público, quanto para os corredores”, afirmou Hélio Cipriano, da Polícia Rodoviária Federal.
Assim como no ano anterior, foi feito exame antidoping, cujo objetivo é assegurar que o desempenho dos atletas dependa unicamente de sua capacidade e esforço, e não através de uso de drogas e medicamentos proibidos. “Até a largada do evento, fazemos um sorteio. Quando os atletas cruzam a linha de chegada, fazemos notificação dos atletas que precisam de até uma hora para se apresentarem na estação.”, disse o oficial de controle de doping, Eliomar Góes. 
Edvaldo Portela de Oliveira venceu como portador de deficiência. Volta da Cajuína também é fator de inclusão social (Foto: Divulgação/Moisés Sabba).
MULHERES CADA VEZ MAIS PRESENTES 
Em busca de uma boa saúde e um corpo em forma, as corridas de rua têm conquistado cada vez mais adeptas. A prova disso é que nas grandes maratonas do mundo o número de mulheres é quase proporcional aos atletas de sexo masculino. Na corrida de São Silvestre, por exemplo, em 10 anos, o aumento foi de 27%. Nos EUA, segundo o site Marathon Guide, o número de mulheres que concluíram maratonas em 2008 aumentou em 6,7% em relação ao ano de 2007.
Para quem não sabe, a corrida é um ótimo estímulo aeróbico pois  estimula o emagrecimento e libera endorfina, substância que causa uma sensação muito prazerosa. Uma pesquisa realizada no CEMAFE (Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte – UFSP) mostrou que um grupo de mulheres que corriam uma média de 75 km por semana, respeitando seus limites através de avaliações físicas individualizadas, apresentou, em relação a um grupo de mulheres sedentárias, ossos mais fortes, com maior depósito de cálcio, menor teor de gordura corporal, maior quantidade de massa muscular em relação ao peso corporal, aptidão física cardiorrespiratória 80% maior que as sedentárias.
“Já corri a Maratona de Paris, São Silvestre e essa é a primeira vez na Volta da Cajuína. O que me chamou a atenção é que essa é uma prova bonita, pois passa por pontos turísticos da cidade”, disse a advogada e atleta piauiense, mas residente em Belo Horizonte, Ana Raquel Cavalcante, que já participou de competições como a Volta da Pampulha, Meia Maratona do Rio, além de importantes provas em Fortaleza da qual ela conquistou os primeiros lugares.
A piauiense Cruz Nonata, representando o Distrito Federal, ocupou o lugar mais alto do pódio feminino (Foto: Divulgação/Moisés Sabba)
As atletas Célia Torres, Gabriela Melo, Cláudia Brandão e Jeane Pereira, do Projeto Corrida de Fortaleza também marcaram presença. “Nossa intenção é fazer todo o percurso. Para isso, passamos o ano inteiro correndo e disputando outras provas pelo Brasil, pois esse tipo de esporte além de fazer bem para a nossa saúde, também faz com que a gente se divirta”, disse uma das integrantes, a piauiense Gabriela Melo.
“O evento vem crescendo cada vez mais. Não tínhamos um evento desse tipo aqui no estado e hoje já temos. Isso é muito bom porque é um incentivo ao esporte e esse é o nosso objetivo é fomentar o esporte de forma geral”, disse o presidente da Fundação dos Esportes do Piauí-Fundespi, Vicente Sobrinho, durante a premiação, que é considerada um estímulo para os atletas, já que os campões do masculino e feminino receberam cheque no valor de R$ 8 mil reais, cada, sem citar a premiação das demais categorias.
A 5ª Volta da Cajuína teve promoção da Fundação dos Esportes do Piauí (FUNDESPI); Realização da Action Adventure Group; Apoio da Polenguinho; A agência oficial da prova é a Ponto X Publicidade e Marketing; supervisão da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) e Federação Piauiense de Atletismo (FAPI).

RESULTADOS - PROVA FEMININA
1º -Cruz Nonata da Silva - DF 33min44s 
2º -Larisse do Nascimento de Sousa - MA - 37min14s
3º -Mirian Farias Silva - PE - 37min40s
4º -Patrícia Fernanda Lobo - PR - 38min54s
5º -Antonia Luiza Rodrigues - PI - 42min01s
RESULTADOS - PROVA MASCULINA
1º - Giomar Ferreira da Silva - PE - 30min22s
2º -Valdir Sérgio de Oliveira - MG - 29min29s
3º -José Marcio Leal da Silva - PE - 30min30s 
4º -Adelson Alves Rodrigues – MA - 30min39s 
5º -João Batista da Silva Negreiros - 30min49s
PORTADORES DE DEFICIENCIA
1º -Edvaldo Portela de Oliveira – PI - 57min03s 
Fonte: AcessePiauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário