Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

GOIÁS VICE DA "SUL-AMERICANA" E GRÊMIO NA "LIBERTADORES"

      Não existe batalha para o Grêmio que seja sem emoção. Na noite desta quarta-feira, que invadiu a madrugada da quinta, o Tricolor não estava em campo. Mas coube a um time vermelho defender os gaúchos. Dentro do Estádio Libertadores de América, em Avellaneda, Argentina, Independiente e Goiás enfrentaram-se na partida de volta da final da Copa Sul-Americana. O “Rei de Copas”, como é conhecido o clube argentino, necessitava tirar uma diferença de dois gols do jogo no Serra Dourada. E entrou para a disputa com o alento de 48 mil torcedores que não viam um título internacional desde 1995, quando o Bi da extinta Supercopa foi conquistado. 
      O time que na década de 80 teve em Burruchaga sua maior estrela usava uniforme azul-marinho. Talvez uma simples coincidência, talvez não. Este fardamento é da mesma cor do primeiro, em 1905, quando foi fundado. O mais justo na partida seria o Goiás vencedor. Todavia o futebol é injusto. Para alguns, a justiça foi feita para premiar a melhor campanha do segundo turno do Campeonato Brasileiro 2010. O time comandado por Renato Portaluppi fez a sua parte no último domingo, ao golear o Botafogo por 3 a 0 no Estádio Olímpico e ficando em quarto lugar na tabela do Nacional. O resultado todo foi construído na primeira etapa. Velázquez abriu o marcador aos 19min, após rebote de Harlei. Logo em seguida, aos 23min, Rafael Moura, sempre ele, o artilheiro da competição, deixou sua marca de cabeça, após cruzamento da esquerda. No entanto, aos 26min, Ernando tentou afastar a bola de dentro da área goiana. Assim como no Brasil, houve uma rebatida que caiu nos pés de um atacante, o feitiço virou e Parra só deve ter sentido o toque da “pelota” em seu calcanhar. Depois disso, foi comemorar com a torcida inflamada. E o mesmo Parra, aos 34min deu números finais para o jogo. Após uma dividida com Marcão, o jogador caiu, mas conseguiu tocar com o pé direito para a meta do Esmeraldino. 
      O placar levava a disputa para a prorrogação. Foram 87 minutos, o final do primeiro tempo, todo o segundo com acréscimos e as duas partes do tempo extra sem gols. Ou melhor, com três a favor do Goiás, anulados pelo assistente, sendo pelo menos um em posição legal. Como todo prélio que termina empatado em final, os tiros livres da marca da cal decidiriam o campeão. Entretanto, não só o título, mas mais duas vagas para a Libertadores da América de 2011, além de uma vaga brasileira na Copa Sul-Americana e um time gaúcho na Copa do Brasil. 
      Depois de cinco cobranças convertidas de forma alterada, o gaúcho Felipe, de Ernestina, chutou de pé direito. Caprichosamente a bola explodiu na trave direita do arqueiro Navarro, passou por detrás do corpo do goleiro e se perdeu pela grande área. Depois disto, coube aos dois últimos batedores argentinos marcarem e dar o título inédito para o Independiente que com a conquista além de ser adversário do Inter na Recopa do ano que vem, entra na vaga que seria do seu maior rival, o Racing, na Libertadores do próximo ano, e permite ao Flamengo disputar a Copa Sul-Americana e ao São José, de Porto Alegre, participar da Copa do Brasil. Isto porque, com a derrota do rebaixado Goiás, quem tem presença assegurada no dia 27 de janeiro, na Pré-Libertadores contra o Liverpool, do Uruguai, é o Grêmio. Se passar, assim como o Internacional, que está a caminho de Abu Dhabi onde luta pelo o Bi Mundial, irá tentar o terceiro título da competição mais importante das Américas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário