Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Segurança: PESQUISA COMPROVA VIOLÊNCIA NO ESTADO

47 ASSASSINATOS EM JANEIRO [61 por cento praticado com armas de fogo]
                                                           Arma manuseada com facilidade
Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Piauí-Sinpolpi, apresenta números de pesquisa da violência no estado e, aponta que o mês de janeiro registrou um total de 47 assassinatos no Estado. Quase dois terços destes crimes foram praticados com armas de fogo, o que mostra a facilidade com que espingardas, pistolas e principalmente os revólveres chegam às mãos do cidadão comum e sobretudo dos bandidos. No mês passado 29 pessoas foram mortas no Piauí tendo a arma de fogo como instrumento (61%).
Em quinze casos a arma usada foi a branca representada, principalmente por facas e facões (31%) e quatro crimes tiveram outros instrumentos (8%). Em um dos crimes foi utilizado mais de uma arma. As informações são da pesquisa mensal realizada pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Piauí (Sinpolpi) para medir o índice de violência no Estado.

Segundo informações do presidente do Sinpolpi Cristiano Ribeiro, em dezembro do ano passado os assassinatos no Piauí foram praticados da seguinte maneira: 21 com armas de fogo e 16 com armas brancas. “Com a violência crescente a tendência está se confirmando em todo o País: o cidadão está cada dia mais se armando”, disse ele.
                                                                               peças variadas
Os crimes tendo como vítimas pessoas com passagens pela Polícia ou mortas no momento em que cometiam algum delito também cresceram: em dezembro eles foram seis e em janeiro subiram para oito casos. Alguns destes casos acontecem em brigas provocadas por rixas criadas dentro dos presídios ou mesmo por causa da guerra do tráfico. A pesquisa também comprovou outro dado estarrecedor: é cada vez maior o número de vítimas menores de 21 anos. Em janeiro foram 12 crimes contra 10 no mês anterior e o que é pior, sete das vítimas tinham menos de 20 anos; dentre estas, duas tinham 13 anos e uma 14.
PESQUISA ZONA CAPITAL
Com relação as zonas de Teresina, a Sul mais uma vez ficou com o triste título de mais violenta. Dos 23 assassinatos registrados na Capital, 10 foram naquela zona, seguida por Leste e Sudeste com cinco casos cada e por último a Norte com um total de três homicídios dolosos.
Nos demais municípios aconteceram 24 assassinatos, sendo que em Barras foi registrado o maior número com um total de três seguido por quatro municípios: Campo Maior, José de Freitas, Esperantina e Fronteiras, com dois crimes cada um. Só para comparação, em dezembro em todo Estado aconteceram 44 homicídios dolosos, três a menos do que no mês passado. Uma curiosidade: pelo segundo mês consecutivo o número de assassinatos na Capital foi menor do que o registrado dos demais municípios piauienses juntos.
 Dados SINPOLPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário