Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Vaticano; BENTO XVI, EM OBEDIÊNCIA

                                                 Reprodução
NESTA SEXTA-FEIRA, CARDEAIS COMEÇAM DETERMINAR DATA DO 'CONCLAVE' - atualização [vídeo] "Não sou mais pontifice, um peregrino a mais" Bento XVI
Em seu último dia como chefe da Igreja Católica, após quase oito anos no cargo, o papa Bento XVI se despediu nesta quinta-feira, 28, dos cardeais no Vaticano e prometeu seguir as orientações do próximo líder. "Desde hoje prometo ao futuro papa minha incondicional reverência e obediência", disse o pontífice, no início do ritual conhecido como "beija-mão".
Vídeo embarque de Bento XVI

Atualização: 14:28

Cidade do Vaticano, 28 fev (EFE).- O papa Bento XVI afirmou nesta quinta-feira em discurso aos fiéis reunidos na praça de Castel Gandolfo, após deixar o Vaticano e em seu último ato público como líder da Igreja Católica, que já não é 'mais pontífice, mas um peregrino a mais'.
O pontífice, que chegou de helicóptero a Castel Gandolfo, cumprimentou os milhares de fiéis que lhe esperavam diante do Palácio Apostólico onde viverá em sua nova etapa como papa emérito.
'Estou muito feliz por estar aqui entre vocês, cercado da natureza e de vossa simpatia, pela qual agradeço, assim como por vossa amizade', disse o papa em meio a uma forte ovação e cânticos de 'viva o papa' e 'Bento, Bento'.
O Bispo de Roma ressaltou que hoje, o último dia de seu pontificado, é 'diferente dos anteriores'.
'Não serei mais o sumo pontífice da Igreja Católica às 20h (locais; 16h de Brasília). Serei um simples peregrino, que inicia a última etapa de sua peregrinação nesta terra', acrescentou o papa alemão, que teve um pequeno lapsus linguae (de idiomas) ao falar em italiano, improvisando.
'Quero continuar trabalhando com o coração, com meu amor, minha prece e minhas reflexões, pelo bem da Igreja e o bem comum da humanidade', afirmou.
Seu breve discurso foi interrompido em várias ocasiões pelos presentes, e muitos deles não puderam conter a emoção e começaram a chorar, sabedores de que era o último ato público de Bento XVI.


Na cerimônia - "beija mão" -  de cerca de uma hora, iniciada às 7h do horário de Brasília na sala Clementina (11h de Roma), ele recebeu o cumprimento e as palavras de cada um dos membros da igreja, alguns dos quais fortes candidatos a sucedê-lo.
Às 12h30 (16h30 de Roma), Bento XVI deixará o Vaticano e voará em um helicóptero para a casa de verão da Santa Sé, Castelgandolfo, a 30 km de Roma, numa viagem de cerca de 15 minutos.
Lá, aparecerá na janela para saudar a população local, no que deve ser sua última aparição em público. "Vou me esconder do mundo", prometeu o papa dias após ter anunciado que renunciaria. Às 20h (16h em Brasília) termina oficialmente seu pontificado, após 7 anos, 10 meses e 9 dias.
O sinal que anunciará que o alemão já não é mais papa será dado quando a Guarda Suíça, que o acompanha, deixar Castelgandolfo. No momento em que Bento XVI deixar o papado, o anel do pescador, usado por ele na mão direita, será destruído, como ocorre quando um pontífice morre.
Praça São Pedro. Nessa quarta-feira, o papa se despediu dos fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano, onde tradicionalmente são concedidas as bênçãos aos peregrinos aos domingos. Cerca de 150 mil pessoas de diversas partes do mundo compareceram ao local e saudaram o pontífice, que discursou em diversos idiomas - incluindo o português. "Foi um trecho do caminho da Igreja em que houve momentos de alegria e de luz, mas também momentos difíceis", afirmou na sua última aparição como papa na sede da Igreja Católica.
Nesta sexta-feira, os cardeais começarão a determinar a data do conclave para a escolha de um novo líder, que muitos já apontam que começaria no dia 10. O anúncio oficial deve ser feito apenas no dia 4.
O ESTADÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário