Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

sábado, 30 de março de 2013

Prejuízo ambiental: RESERVA ECOLÓGICA DO TAIM/RS

RESERVA ABRIGA 30 ESPÉCIES DE MAMÍFEROS E 250 AVES
                                                                                         Divulgação
Um incêndio de grandes proporções consome, desde a última terça-feira, uma das reservas ecológicas mais importantes do país. Localizado no sul gaúcho, o Taim abrange área de 32 mil hectares, entre os municípios do Rio Grande e de Santa Vitória do Palmar. As chamas já consumiram 2 mil hectares em um terreno de difícil acesso. A causa mais provável, segundo a administração da reserva, é que um raio tenha caído na vegetação ressecada e iniciado o fogo.
Ontem, dois aviões com capacidade para despejar 2 mil litros d’água, cada um, chegaram ao Estado vindos da Bahia.
As aeronaves pertencem ao Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela administração da reserva. Os aparelhos foram destacados para auxiliar no combate às chamas, feito até então por duas aeronaves agrícolas (com capacidade de transportar 600 mil litros de água, cada) e por 19 soldados do Corpo de Bombeiros. A mudança da direção do vento diminuiu ontem o avanço das chamas. Além da flora, a rica fauna da região está sendo seriamente afetada, especialmente roedores e animais invertebrados.
A Reserva Ecológica do Taim abriga cerca de 30 espécies de mamíferos e 250 de aves. O local está na rota de várias espécies de animais migratórios, principalmente aves vindas da Patagônia. Lá, elas descansam, fazem ninhos e se desenvolvem. A principal ave da reserva é o cisne-de-pescoço-preto, o único cisne verdadeiro do continente sul-americano.
Via O Povo/Agencias

Nenhum comentário:

Postar um comentário