Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

sexta-feira, 29 de março de 2013

Pesquisa: FENAJ BUSCA 'PERFIL DO JORNALISTA'

Reunido no dia 16 de março, em Brasília, o Conselho de Representantes da FENAJ, além de aprovar as contas da entidade por unanimidade e definir as linhas gerais do processo eleitoral da Federação, marcado para julho, teve acesso aos dados preliminares da pesquisa "Perfil do Jornalista brasileiro". A FENAJ lançará o relatório geral do estudo no dia 4 de abril, em comemoração ao Dia do Jornalista. A reunião do Conselho de Representantes contou com a participação de dirigentes de 21 Sindicatos de Jornalistas do país. Nela, além da aprovação da prestação de contas referente a 2012, foram apresentados os dados consolidados da pesquisa, iniciada no ano passado.

A FENAJ programou uma entrevista coletiva à imprensa para lançar nacionalmente o relatório da pesquisa, juntamente com as entidades parceiras e os coordenadores do projeto. A coletiva será em Brasília, no dia 4 de abril. Os dados da pesquisa serão compilados em um livro que está em fase final de edição.
Pesquisa inédita
Considerado o maior levantamento de perfil já realizado no Brasil, com margem de erro inferior a 2%, a pesquisa colheu dados de quase 5 mil jornalistas de todas as unidades da federação e também do exterior. “Perfil profissional do jornalista brasileiro” é um projeto do Núcleo de Estudos sobre Transformações no Mundo do Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina (TMT/UFSC), em parceria com a FENAJ, e contou com o apoio do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e da Associação Brasileira de Pesquisadores do Jornalismo (SBPJor).
Depois de reunidas as respostas do questionário, a base de dados passou por um processo de análise e eliminação de respostas incompletas ou de má-fé. A interpretação dos dados dependeu de uma análise de consistência da amostragem. Para tanto, foi feita uma comparação entre as respostas obtidas com a participação voluntária dos jornalistas e as respostas colhidas por telefone ou email junto a uma amostra selecionada entre mais de 92 mil nomes de profissionais registrados em funções jornalísticas, em relações fornecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Boletim FENAJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário