Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

domingo, 8 de janeiro de 2012

SAÚDE: DOAÇÃO DE ÓRGÃOS É DEBATIDO NA PRIMAVERA


Os profissionais de saúde do Hospital da Primavera receberam, na manhã da última quinta-feira (05), palestras e mesa-redonda sobre doação de órgãos e tecidos. As palestras foram realizadas pela Organização da Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) com o intuito de esclarecer possíveis dúvidas sobre o procedimento de doação. As palestras visam orientar médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e os demais profissionais para notificação de óbitos por morte encefálica, identificando os potenciais doadores de órgãos.
A OPO é uma organização que está interligada ao Ministério da Saúde, o qual dispõe em todos os hospitais estaduais e municipais de uma equipe de profissionais para o processo de doação de órgãos, realizando uma busca ativa de potenciais doadores. Notificar a morte encefálica e conversar com a família é o primeiro passo que os profissionais de saúde do Hospital da Primavera são orientados a fazer antes da captação dos órgãos.
Segundo a coordenadora de enfermagem da OPO, Leila Oliveira, para realizar a doação de órgãos as pessoas que têm interesse devem se manifestar em vida, informando à família seu desejo, pois após a morte, quem decide sobre o destino dos órgãos é a própria família. "A doação só depende da conscientização da família. Os profissionais trabalham diretamente em diálogo com a família, informando as vantagens da doação de órgãos", explica Leila Oliveira.
No âmbito municipal o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) possui uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgão e Tecidos para Transplante, que atua desde março de 2009 e, somente em seu primeiro ano de funcionamento, passou a responder por 70% das doações de córneas em todo o Piauí. Em 2011, a média de captação de órgãos para transplante, no HUT, passou de 42 para 144 por ano.
Site: PMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário