Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Boletim Fenaj: CNE INSTITUI DIRETRIZES CURRICULARES

CARGA HORÁRIA DOS CURSOS DE JORNALISMO AUMENTA [2.700 para 3.000 horas]
O Conselho Nacional de Educação publicou no Diário Oficial da União de terça-feira (1/10), a Resolução CNE/CES Nº 1, de 27 de setembro, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Jornalismo, bacharelado. Agora as universidades têm dois anos para se adequarem às novas normas. A carga horária dos cursos de Jornalismo aumenta de 2700 horas para 3000 horas.

No dia 12 de setembro foi publicada a homologação do Ministério da Educação no Diário Oficial da União. Agora foi publicado o inteiro teor das diretrizes e a definição do prazo de 2 anos para que os cursos de Jornalismo se adéquem.
Elaborada em 2009 por uma comissão de especialistas indicada pelo MEC, a proposta foi formulada a partir de uma consulta pública pela internet e três audiências públicas que contaram com a participação da comunidade acadêmica, profissionais, empresas do setor e representantes de entidades da sociedade civil. E tramitava no Conselho Nacional de Educação (CNE) desde 2010. 
As novas diretrizes se inspiram, em grande parte, no Programa de Qualidade do Ensino de Jornalismo que a FENAJ elaborou e defendeu juntamente com entidades como o FNPJ, a SBPJor e a Intercom.
Valci Zuculoto, 1ª secretária da FENAJ, considera que agora, com a publicação da resolução, os cursos e as entidades do campo do Jornalismo terão mais condições de dialogar mais objetivamente e buscar sanar possíveis dúvidas através de consultas junto ao MEC. "As novas diretrizes avançam no equilíbrio entre teoria e técnica, valorizam a especificidade dos cursos de jornalismo, agora autônomos, e propiciam maior qualificação da formação acadêmica adequada à função social do Jornalismo de produção de informação voltada ao interesse público", avalia.
Boletim Fenaj

Nenhum comentário:

Postar um comentário