Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

CBF ALTERA SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO NO FUTEBOL

REBAIXAMENTO NACIONAL - CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL
                                                                                                                                                                              Reprodução/ESPN.Com
O Campeonato Brasileiro chega a sua reta final com a maioria das equipes fazendo contas. Seja para ser campeão, conseguir uma vaga na Copa Libertadores ou fugir do rebaixamento. Nos números para a classificação à principal competição do continente, porém, a matemática é mais complicada.
O sempre tão falado G-4, em referência às quatro vagas brasileiras para a Libertadores via Brasileiro, pode não existir nesta edição do Nacional. O grupo tanto pode ser reduzido para apenas três times, o G-3, como ser ampliado para G-5 ou G-6, classificando o quinto e/ou sexto colocado da tabela.

Entenda as ‘mutações' nas vagas para a Copa Libertadores no Brasileiro:
- PARA O G-4 VIRAR G-3: O quarto colocado do Campeonato Brasileiro só perde sua vaga na fase preliminar da Copa Libertadores caso um clube do país vença a Copa Sul-Americana, onde o campeão também se classifica para o principal torneio do continente. Neste momento, apenas São Paulo e Ponte Preta estão vivos na competição. Hoje, o Botafogo é quem "seca" as duas equipes.
Exemplo:
Três primeiros do Brasileiro: Cruzeiro, Grêmio, Atlético-PR
Campeão da Sul-Americana: São Paulo
Campeão da Copa do Brasil: Flamengo
- PARA O G-4 VIRAR G-5: Se não conseguir tirar a diferença de quatro pontos que hoje o separa do G-4, o quinto colocado do Brasileiro mantém as esperanças de ir a Libertadores se ou o campeão da Copa do Brasil ou o Atlético-MG, atual campeão da América, terminar entre os quatro primeiros lugares. E, claro, o campeão da Copa Sul-Americana não for brasileiro.
Entre os ponteiros da tabela, Grêmio (2º lugar), Atlético-PR (3º) e Goiás (5º) seguem vivos na Copa do Brasil - o outro semifinalista é o Flamengo, 11º, a 10 pontos do G-4. Já o Atlético-MG é atualmente o 6º colocado do Brasileiro, precisando tirar cinco pontos para chegar às quatro primeiras posições.
Exemplo:
Quatro primeiros do Brasileiro: Cruzeiro, Grêmio, Atlético-PR e Botafogo
Campeão da Sul-Americana: Vélez Sarsfield
Campeão da Copa do Brasil: Atlético-PR
- PARA O G-4 VIRAR G-6: A maior esperança do grupo mais distantes das primeiras colocações vive nesta possibilidade. O sexto colocado do Brasileiro também pode ir a Libertadores se o G-4 for composto tanto pelo campeão da Copa do Brasil, quanto pelo Atlético-MG. Nesse caso, que também exige que o campeão da Sul-Americana não seja brasileiro, os dois times iriam à Libertadores por seus títulos, abrindo caminho para as duas equipes que vierem na sequência da tabela.
Exemplo:
Quatro primeiros do Brasileiro: Cruzeiro, Grêmio, Atlético-PR e Atlético-MG
Campeão da Sul-Americana: Libertad
Campeão da Copa do Brasil: Grêmio
- Outras possibilidades:
Ainda existem outras combinações menos prováveis para mexer com o G-4. O quinto lugar, por exemplo, pode até seguir sonhando com uma vaga no caso de o título da Copa Sul-Americana ser de um time do país. Só que nesse cenário, o campeão teria que ser terceiro ou quarto colocado no Brasileiro (São Paulo é 10º, e a Ponte Preta é 19ª), e o campeão da Copa do Brasil ou o Atlético-MG também estarem no G-4.
Nessa possibilidade, o Brasileiro daria três vagas para a Libertadores, para campeão, vice e o quinto colocado.
ESPN.Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário