Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

quinta-feira, 17 de maio de 2012

COPA DO BRASIL: SÃO PAULO VENCE DE 2

HÁ UM PASSO DA SEMI-FINAL FASE QUE NÃO ATINGE DESDE 2002
                                                                         Reprodução: ESPN
O São Paulo aproveitou bem as chances que teve, venceu o Goiás por 2 a 0, no Morumbi, e ficou perto de conquistar uma vaga na semifinal da Copa do Brasil. Luis Fabiano e Douglas ­ ex-jogador do clube goiano ­ marcaram nesta quarta-feira. No jogo de volta, os paulistas se classificam até com derrota por dois gols, desde que marquem pelo menos uma vez.
Com a vaga mais próxima, o São Paulo vai a Goiânia na próxima semana para voltar à semifinal da Copa do Brasil, uma fase que o clube não alcança desde 2002.
Desde então, o clube paulista participou do torneio duas vezes: caiu para o próprio Goiás nas oitavas, em 2003, e para o Avaí, nas quartas do ano passado.
Antes de viajar para o Centro-Oeste, o Tricolor estreia às 16 horas (de Brasília) de domingo no Campeonato Brasileiro diante do Botafogo, no Engenhão. Já o Goiás inicia a disputa da segunda divisão nacional no sábado, às 16h20, visitando o América de Natal no Rio Grande do Norte.
O jogo ­ Para provar os novos ares estabelecidos na última semana, o São Paulo teve disposição desde o apito inicial. Tanto que desarmou o Goiás logo na saída de bola e, aos 11 segundos de partida, Luis Fabiano desperdiçou chance na qual, sem marcação, bateu por cima do gol.
O ímpeto são-paulino, contudo, foi rapidamente contido pela disposição tática dos visitantes. O técnico Enderson Moreira soube ganhar o campo adversário primeiro explorando as deficiências de Douglas e Paulo Miranda na marcação pela direita da retaguarda dos anfitriões. Por ali, Egídio, Thiago Humberto e Ramon tocavam a bola e driblavam com tranquilidade. Aos poucos, o time goiano foi adiantando a marcação, prendeu laterais, os zagueiros de Denilson com Ramon, Ricardo Goulart e Junior Viçosa fixos à frente e isolou Jadson, novidade de Emerson Leão no meio-campo, segurando a saída de bola de Cícero e Casemiro e tornando Lucas e Luis Fabiano apenas corredores em busca de espaços que não apareciam. O Tricolor mal passava do meio-campo.
Com domínio do confronto, a equipe visitante só não balançou as redes por deficiência ofensiva. Quando conseguia acertar os passes, pecava na finalização. A escalação de Junior Viçosa no lugar de Iarley, poupado segundo a diretoria por estar desgastado fisicamente, acabou sendo uma punição, já que o centroavante errou ao furar um rebote na grande área e cabecear para fora quando não tinha marcação. O São Paulo, por sua vez, tinha um camisa 9 eficiente. Cansado de esperar a bola na frente, Lucas voltou atrás do meio-campo. Aos 32 minutos, o meia-atacante fez lançamento preciso para Luis Fabiano entrar na grande área em velocidade e bater na saída de Harlei para abrir o placar.
O gol mudou completamente o panorama do confronto. O Goiás recuou, e quem errava os passes na frente passou a cometer os mesmos equívocos atrás no meio-campo. E o Tricolor cresceu. Dois minutos depois de Luis Fabiano balançar as redes, Lucas desperdiçou lançamento de Casemiro e chutou em cima de Harlei.
O camisa 7 do São Paulo, entretanto, tornou-se mais útil com seus companheiros ao lado. Aos 38, só não marcou um golaço porque Harlei teve reflexo em arremate do bico direito da grande área do Goiás. E ainda passou a tornar Douglas e Casemiro mais úteis, acionando-os pela lateral direita. Ciente de que o adversário tinha acordado, Enderson Moreira deu a entender que ficaria satisfeito em perder por 1 a 0 e voltou do intervalo com três zagueiros. Quem aceita a derrota, contudo, é punido. O São Paulo voltou mais do que animado, com disposição para pressionar.
Como o Goiás recuou, o São Paulo tinha espaço para trabalhar. Como provou Cícero, aos seis minutos, quando dominou a bola perto da linha de fundo na grande área, pela direita, e teve tranquilidade para procurar um colega. Preferiu rolar para trás, de onde Douglas veio para soltar uma bomba no ângulo esquerdo de Harlei. O golaço definiu a partida. O Goiás até conseguiu assustar em cabeçada de Ricardo Goulart bem defendida por Denis, mas foi facilmente dominado por um mandante que soube usar a boa vantagem adquirida. Tocando a bola com calma, os comandados de Emerson Leão só aceleravam ao explorar as costas de Egídio.
Enderson Moreira tentou abrir seu time e alcançou dois bons lances, com a bola que Thiago Humberto colocou no travessão em cobrança de falta e um perigoso toque de letra de Ricardo Goular em vacilo da defesa anfitriã, mas a bola estava quase fixa nos pés de quem vestia a camisa tricolor. Leão fez questão de manter este fato trocando o cansado Jadson por Maicon, assim como Lucas por Rafinha. Não ampliou o marcador, mas conseguiu uma vantagem importante para o duelo em Goiás.

FICHA TÉCNICA SÃO PAULO 2 X 0 GOIÁS

Data: 16 de maio de 2012, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Público: 21.306 pagantes
Renda: R$ 629.939,00
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Tatiana Jacques de Freitas (Fifa-RS) e Marcelo Bertanha Barison (RS)
Cartões amarelos: Denilson, Casemiro e Paulo Miranda (São Paulo); Valmir Lucas e Marinho (Goiás)
Gols:
SÃO PAULO: Luis Fabiano, aos 32 minutos do primeiro tempo; Douglas, aos seis minutos do segundo tempo

SÃO PAULO: Denis; Douglas, Paulo Miranda, Rhodolfo e Cortez; Denilson, Casemiro, Cícero e Jadson (Maicon); Lucas (Rafinha) e Luis Fabiano
Técnico: Emerson Leão

GOIÁS: Harlei; Peter, Rafael Tolói, Valmir Lucas e Egídio (Marinho); Amaral (Ernando), Marcos Paulo, Thiago Humberto e Ramon (David); Ricardo Goulart e Junior Viçosa
Técnico: Enderson Moreir
a

Nenhum comentário:

Postar um comentário