Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Luto: morre Reinaldo Ferreira aos 77 anos

O futebol do Piauí está de luto. Morreu no início da manhã desta terça-feira (20), em Teresina, o presidente do Piauí Esporte Clube, Reinaldo Ferreira, dirigente mais antigo do futebol piauiense. Reinaldo sofria de um câncer no estômago e estava internado há vários dias. A família ainda não definiu onde acontecerá o velório.

O estado de saúde do dirigente agravou-se há aproximadamente 15 dias, mas ele ainda compareceu ao último Conselho Arbitral para a Copa Piauí, realizado no dia 14, quando confirmou a presença da sua equipe na competição que vai indicar o segundo representante do futebol piauiense na Copa do Brasil 2014.

Reinaldo Ferreira estava com 77 anos (Teresina - PI, 23/09/1935) e já há mais de 50 ocupava funções como dirigente no futebol piauiense, onde começou suas atividades no River Atlético Clube, sua primeira paixão como torcedor, em 1962. Pelo River, ganhou seus dois primeiros títulos - 1962 e 1963. Mas por lá ficaria pouco tempo. Desentendeu-se com outros dirigentes e foi de muda, com paixão e tudo, para o Piauí.


Nenhum riverino se identificou tão bem com o Piauí quanto Reinaldo Ferreira. Lá chegou nos idos da década de sessenta e terminou abocanhando o tetracampeonato piauiense, na histórica jornada de 1966/67/68 e 69. Mas voltou ao River, onde também ocupou a função de técnico, nas temporadas de 1970 e 71.

Retornou ao Piauí e foi o mentor de um time caseiro onde a dupla Rui Lima - Cacá foi por ele batizada de "Dupla Tome Bola". Mas nada de título. Afastou-se novamente, quando Jaime Alencar assumiu a presidência, mas voltou com João Gualberto Franco e terminou campeão mais uma vez - 1985.

Desde então não mais deixou o clube, assumindo a presidência em algumas ocasiões, como atualmente. Em 2011, no auge da turbulenta crise política na Federação de Futebol do Piauí, assumiu sua gestão por cerca de 12 dias, atuando como presidente de uma junta que não teria o reconhecimento da CBF.

Na época do tetracampeonato do Piauí, foi dele a ideia de colorir as camisas do clube na cor azul. Tradicionalmente, o Piauí usava camisa branca, com duas listras horizontais nas cores verde e amarelo. Reinaldo mandou tingir as camisas e sempre que o Piauí as utilizava, em clássicos ou jogos decisivos, saía de campo vencedor, fato que mereceu o rótulo de "a mandinga da camisa azul".

Na decisão do Campeonato Piauiense de 1971, Reinaldo tentou usar artifício semelhante. Era o diretor de futebol do River e, no primeiro jogo da decisão, diante do Flamengo, mandou tingir as camisas brancas do River com um verde "esperança". Mas as esperanças do Galo em tirar o bi do Flamengo começaram a morrer naquela mesma tarde, quando o eterno rival venceu por 3 a 0, fato que fez o dirigente aposentar a camisa verde do River naquele mesmo dia.


Logo após tomar conhecimento do falecimento de Reinaldo Ferreira, o presidente da Federação de Futebol do Piauí, Cesarino de Oliveira Sousa, lamentou o ocorrido. "Fiz uma visita ao Reinaldo na semana passada e esperava pela sua recuperação. Mas é a vida. Que Deus lhe dê um bom lugar". A FFP decretou luto oficial por três dias.


Fontes: Site do Buim

Nenhum comentário:

Postar um comentário