Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

domingo, 18 de agosto de 2013

Lei 'anti-gay': ATLETAS PROTESTAM NO MUNDIAL DE ATLETISMO EM MOSCOU

LEI PROÍBE APOLOGIA ÀS MANIFESTAÇÕES HOMOSSEXUAIS
Kseniya Ryzhova e Tatyana Firova protestaram contra a lei anti gay
Esqueça Usain Bolt e Yelena Isinbayeva. O principal assunto dos últimos dias no Mundial de Atletismo em Moscou é sobre uma polêmica lei russa que proíbe a apologia às manifestações homossexuais. O tema ganhou mais um capítulo neste sábado, e via protesto justamente de duas atletas locais. Kseniya Ryzhova e Tatyana Firova se beijaram no palco após receberem o ouro do revezamento 4x400 m.

A ação das russas ocorre dias após Isinbayeva comentar sobre o assunto. A campeã do salto com vara e principal atleta do país no evento se mostrou favorável à regulamentação aprovada por Vladimir Putin; as declarações da musa geraram protestos nas redes sociais e até entre outros competidores.
Antes das russas protagonizarem o 'selinho' deste sábado, outra atleta aproveitou o espaço do Mundial em Moscou para protestar contra a lei 'anti-gay'. A saltadora sueca Emma Green Tregaro usou esmaltes na cor do arco-íris (símbolo homossexual) durante as eliminatórias para o salto em altura.
Entretanto, em virtude da enorme repercussão da ação, a atleta acabou repreendida pela Iaaf (Federação Internacional de Atletismo). Ameaçada de punição, já que atitudes de cunho político são proibidas em competições da entidade, Tregaro optou pela coloração vermelha nas finais para evitar qualquer punição.
Desde a homologação da polêmica lei russa, personalidades, como o ator, escritor e ativista britânico Stephen Fry e a ministra de Justiça alemã, Sabine Leutheusser-Schnarrenberger, se mostraram totalmente contrárias e ameaçaram de boicote a Olimpíada de Inverno de 2014, que será realizada em Sochi. 
Entidades LGBT também incentivaram os países a abdicarem dos jogos. Até a realização do Mundial de Atletismo em Moscou, nenhum país anunciou oficialmente a desistência dos Jogos de Inverno em 2014 por conta da polêmica lei russa.
ESPN.Com/O ESTADÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário