![]() |
números constatam ausência de saúde básica - Teresina sem saneamento |
O número de casos de dengue registrados na cidade de Teresina aumentou mais de 500% em 2011 com relação ao mesmo período de 2010. A afirmação é do presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) Pedro Leopoldino na sede do Tribunal de Justiça, quando participava de uma reunião com diversos representantes com o intuito de preparar as pessoas para o combate à doença; pelo levantamento técnico que dispõe, o presidente fez um demonstrativo: em 2008 foram registrados até o mês de março 126 casos e, este ano (2011) já constatam 824 casos.
Para o presidente, o maior motivo dessa elevação nestes números é devido ao início do período chuvoso, que em 2011 começou mais cedo. Ele relata ainda que não só a FMS é responsável pela prevenção, mas toda a sociedade em geral e conta com o apoio de todos. “Nós fazemos este trabalho de conscientização nas escolas, nas casas, nas empresas, nas instituições, enfim, em toda a cidade, mas precisamos contar com a integração de todos. Para se ter um ideia 83% dos focos de dengue em Teresina são registrados dentro das residências de modo que são as famílias as grandes responsáveis por este trabalho preventivo”, alerta o médico.
Leopoldino atribui à sociedade civil 70% da responsabilidade neste processo, pois de acordo com ele, a saúde é limitada, não tendo nenhum agente biológico que possa conter o mosquito. “Não temos vacina, nem tratamento biológico para conter o mosquito, portanto, a única prevenção eficaz é não criar locais para a fêmea colocar seus ovos. Os logradouros públicos são responsáveis por abrigar 67% dos focos de dengue em Teresina e isso não pode acontecer. Nesta batalha contamos com a ajuda de associações, lideranças comunitárias, igrejas, militares, e agentes de saúde”, reforça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário