Sob coordenação inicial do deputado federal Jean Wyllys - pela Câmara e, senadora Marta Suplicy, pelo Senado será realizada hoje, às 14h, em Brasília, a solenidade de lançamento oficial da Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT. O evento acontecerá no Salão Nobre da Câmara dos Deputados; além de militantes do movimento LGBT (Lesbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), a solenidade terá a presença de ministros, parlamentares do Brasil e de outros países (ver relação abaixo).
A Frente conta com importante representação nas duas casas Legislativas, Câmara dos Deputados e Senado, sendo coordenada neste período inicial pelo Deputado Jean Wyllys e pela Senadora Marta Suplicy. 171 parlamentares já assinaram carta de adesão à Frente.
Marinalva Santana estará no lançamento, representando a Liga Brasileira de Lésbicas - LBL. Segundo a militante do Matizes e da LBL, a expectativa é que a atuação da Frente possa contribuir para avanços na legislação brasileira, no que diz respeito aos direitos de LGBT. "Infelizmente o Congresso Nacional Brasileiro tem sido muito lento no reconhecimento de LGBT como sujeitos de direito. É preciso tirar da gaveta os vários projetos de lei que dormitam nas Comissões do Senado e da Câmara Federal", pontua Marinalva.
Abaixo, as autoridades internacionais que comparecerão à solenidade:
Dr. Pedro Zerolo
Ele é vereador em Madri e secretário dos Movimentos Sociais da diretoria federal do PSOE (partido governista da Espanha). Também é assessor pessoal do presidente espanhol José Luis Rodríguez Zapatero.
Foi fundador e presidente da Federação Estatal de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais da Espanha (FELGTB). Também foi presidente do Coletivo Gay de Madri (COGAM).
Dra. Vilma Ibarra
Ela é deputada nacional (federal) e presidenta da Comissão de Legislação Geral da Câmara dos Deputados da República Argentina.
É co-autora, junto com a ex deputada Silvia Augsburger, da lei de matrimônio igualitário argentina.
María Rachid
Ela é vicepresidenta do Instituto Nacional contra a Discriminação, a Xenofobia e o Racismo (INADI), órgão do governo federal argentino encarregado das políticas contra a discriminação. Foi fundadora e presidenta da Federação Argentina de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trans (FALGBT), que reúne a mais de 50 organizações LGBT argentinas de todos os estados. Maria foi a líder da campanha pelo matrimônio igualitário na Argentina.
Lic. Esteban Paulón
É o atual presidente da Federação Argentina de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trans (FALGBT).
O Ministro Benedito Gonçalves, do STJ, e a Ministra Maria do Rosário Nunes, da SDH, também confirmaram presença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário