Por Daiane Rufino/AZ
![]() |
Trecho, Rio Longá... |
A operação piracema do ano de 2011 apreendeu 1.114 kg de pescado, 17.136 m de rede malhadeira, 31 tarrafas, um motor de poupa e aplicou dois autos de infração no valor de R$ 2.140,00. A operação, realizada pelo Ibama, faz a fiscalização das áreas de pesca para proteção dos peixes em época de reprodução.
Segundo informações do superintendente do Ibama no Piauí Romildo Mafra o pescado apreendido, que estava em condições de consumo humano, foi destinado às entidades sem fins lucrativos e as redes que estavam em desacordo com as normas oficiais foram incineradas. Em comparação com anos anteriores houve uma redução no número de infrações. Romildo Mafra afirma que isto se deve a consciência ambiental dos pescadores que tem melhorado. “Comparando dos anos anteriores a avaliação é positiva, diminuiu o número de infrações da pesca predatória. Em função dos cursos de educação ambiental, em 2010, 80 municípios tiveram cursos de educação ambiental”, informou.
Este ano, o período de piracema começou em 15 de novembro e terminou na última quinta-feira (17). No período da piracema os pescadores profissionais recebem um salário desemprego e podem pescar até cinco quilos por dia com anzóis, a pesca com redes é proibida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário