Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Saúde: Teresina: SAMU AÉREO, NOVA MATERNIDADE - Floriano/Picos: NOVO HOSPITAL REGIONAL

28 AÇÕES DE LICITAÇÃO, EXECUÇÃO, FINALIZAÇÃO DE OBRAS, AQUISIÇÃO E FUNCIONAMENTO APRESENTADOS PELA SESAPI [em período pre-visita de ministros]
Duas aeronaves patronizadas Samu aéreo, inauguração para maio
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) apresentou o andamento de suas metas propostas para este ano. A exposição ocorreu no Palácio de Karnak, em reunião na última segunda-feira (22), em encontro mensal de monitoramento de metas e ações, coordenado pelo governador Wilson Martins, com auxílio dos órgãos institucionais, a exemplo da Procuradoria Geral do Estado (PGE), além do gestor da Sesapi, Ernani Maia, e de alguns representantes da equipe técnica da saúde. O secretário Ernani Maia apresentou 13 metas, reunindo 28 ações, pontuadas em seus respectivos estágios atuais, como abertura de licitação, execução e finalização de obras, aquisição de equipamentos e funcionamento pleno.
Desta vez, ganharam destaque as diversas obras de infraestrutura em saúde distribuídas pelo interior do Estado: são 11 Unidades Básicas Avançadas de Saúde (UBAS), cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e três grandes novos Hospitais (a nova Maternidade de Teresina, o novo Hospital Regional de Picos e o novo Hospital Regional de Floriano): sendo boa parte em pleno andamento e outra já concluída, ao menos, em sua estrutura física, passando por processos formais exigidos.

"Além dessas obras pelo interior, também trouxemos destaque para o Centro de Referência Feminino em Tratamento Álcool e Drogas, que inauguraremos em agosto deste ano, como parte das comemorações pelo aniversário de Teresina. As obras estão em pleno andamento, os equipamentos adquiridos e a minuta do edital de urbanização será encaminhada à PGE ainda nesta semana", disse Ernani. 
A nova Maternidade de Teresina - o Centro Materno-Infantil - já está com o imóvel desocupado e pronto para o início das obras. Nesta sexta-feira (26), será aberto o edital de licitação para a execução da obra de reconstrução na sede da Sesapi e a compra de equipamentos e mobiliário ocorrerá mediante pregão eletrônico. Sobre o Samu Aéreo - Serviço de Transporte Pré-Hospitalar Aeromédico - na primeira semana do mês de maio ocorrerá o treinamento de toda a equipe médica.
"Inauguraremos o Samu Aéreo no final do próximo mês, com as duas aeronaves equipadas e padronizadas. Estamos planejando o lançamento desse serviço aliado à inauguração da Central de Regulação de Leitos que será feita pela Prefeitura Municipal de Teresina", ratificou o secretário Ernani Maia. 
Outras importantes ações deverão ser concluídas ainda neste semestre, já que estão em pleno andamento burocrático, exigido pela legislação, como a implantação da cirurgia bariátrica no Hospital Getúlio Vargas (HGV): será aberto um pregão presencial no final deste mês para a aquisição de material específico para esse procedimento.
"Estamos numa fase de pleno trabalho pela saúde pública do Piauí. Há recursos em caixa e há, principalmente, força de vontade para executar essas ações. Na próxima segunda-feira (29), por exemplo, inauguraremos a Unidade Básica Avançada de Saúde do município de Coivaras. Outras 10 deverão ser colocadas à disposição da população nos próximos meses", enfatizou o governador Wilson Martins, durante.
Curralinhos, Pau D'Arco, Campo Largo, Boqueirão, Assunção do Piauí, Campo Grande do Piauí, Marcolândia, Caldeirão Grande do Piauí, Massapê do Piauí e Pedro Laurentino são os próximos a inaugurarem sua UBAS. Oeiras, São Raimundo Nonato, Floriano, Uruçuí e Bom Jesus, por outro lado, inaugurarão uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), cada.
 
"Serão adquiridas, ainda, 300 ambulâncias do tipo A, próprias para remoção de pacientes. O termo de referência está em elaboração, com previsão para o final deste mês. Lançaremos o pregão presencial até o dia 10 de maio", finalizou Ernani Maia. 

Fonte: florianonews.com via Portal de Floriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário