Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Saúde: CAUSO DOS MÉDICOS PODE AGRAVAR QUADRO POLÍTICO NACIONAL

Artigo
*Pires de Saboia
Via Teresina Diário
                                                                     Ilustração/reprodução JR
A ideia da presidente Dilma Rousseff de trazer médicos do exterior para atuar no Brasil, achando que é a maneira mais eficiente de resolver o problema de ausências profissionais  nas localidades mais distantes deste País pode ser um ponto a mais para disseminar a discórdia com grandes chances de criar uma crise política sem precedentes, até porque mexe de forma frontal com todos os segmentos da sociedade, especialmente o político, e sem trazer uma solução definitiva para o problema, especialmente porque carecemos de uma política de saúde eficiente, que contemple toda a área profissional ligada ao setor, e não apenas aos médicos.

As manifestações até aqui surgidas, neste campo, são as mais diferentes, mesmo assim ela teima em levar adiante este plano, utilizando-se inclusive de um recurso jurídico que a povo até hoje não aprendeu a conviver pacificamente com ele, que é a tal medida provisória, irmã gêmea dos atos institucionais, tão utilizados pela ditadura militar e que o partido da própria  presidente, como toda a população brasileira, passou anos combatendo, somente guardando as armas quando conseguiu a redemocratização do País, coisa que exigiu muitos sacrifícios, inclusive de vidas humanas. Sem dúvidas, insistir na prática de atos semelhantes, em plena época de democracia plena, é correr um risco grande, porque a população, que já convive com inúmeras deficiências do serviço público, pode se sentir ainda mais provocada.
É claro que a saúde pública precisa melhorar urgentemente, como a educação, a segurança e vários outros setores, porém não é com atos impositivos que as coisas se resolvem, até porque o setor de saúde tem uma série de componentes, todos da maior importância, de modo que não será apenas aumentando um número de médicos que as coisas se resolvem. Claro, este é um tipo de profissional importante na área, como também é o enfermeiro, o fisioterapeuta, o auxiliar de enfermagem, o psicólogo e toda uma gama de profissionais, sem falar na questão técnica. Por isto, senhora presidente, seria melhor pensar duas vezes antes de editar a medida provisória.
Reforma
A Assembleia Legislativa do Piauí realizou, nesta terça-feira, uma longa sessão especial para ouvir o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Piauí, a respeito do projeto daquela instituição, de coleta de assinaturas, via internet, no País inteiro, trabalho que já conta com uma adesão muito grande de pessoas, visando apresentar ao Congresso Nacional um Projeto de Lei de Iniciativa Popular, para substituir toda a legislação eleitoral vigente. Sem dúvidas, é uma proposta muito boa, ou melhor, bem mais racional do que a de fazer lei por plebiscito, mas corre o risco de perder o sentido, porque os parlamentares resolveram sair na frente, cumprindo o seu dever de legislar.
Oportuno
Com certeza nossos parlamentares estão apenas tentando recuperar o tempo perdido, coisa que podia ter feito há muito tempo, livrando o povo do vexame de padecer com uma legislação caduca e extremamente conveniente, feita muito mais para salvaguardar os interesses deles próprios do que atender aos anseios da Nação.
Comissão
Exatamente por isto, os líderes dos principais partidos da base aliada, PT e PMDB, apressaram o passo e já articulam a formação de uma comissão especial da reforma política, inclusive com as indicações de seus representantes. E para surpresa de muita gente, o PMDB nacional indicou o nome do piauiense Marcelo castro para representar o partido nesta comissão, que se realmente se efetivar, terá muito trabalho pela frente e a chance de oferecer um grande diploma legal á Nação, a menos que deixe, mais uma vez, o interesse de pequenos grupos predominar sobre o coletivo. Mas se isto acontecer agora, com certeza será uma decepção geral.
Silvio Mendes
O médico e ex-prefeito de Teresina Silvio Mendes concedeu entrevista nesta terça-feira á Rádio Teresina FM, quando comentou a questão dos serviços médicos no País, e, com autoridade de profissional da área e ex-gestor, analisou a questão em todos os seus aspectos, principalmente quando a presidente Dilma propõe que a expedição do diploma de novos médicos seja retardada em dois anos, para que prestem serviços ao Sistema Único de Saúde, como complementação do aprendizado e levantou alguns questionamentos da maior importância, como por exemplo, o fato de um formando ser jogado no interior, sem nenhuma experiência e sem apoio logístico, portanto, correndo riscos de cometer muitos erros.
Um ponto
Este foi apenas um ponto levantado por Silvio Mendes, porém muitas outras questões, ainda dentro da mesma temática foram levantadas, somente do ponto de vista dos formandos, sem falar no conjunto do setor saúde que é muito mais amplo e tem sido questionado dentro de uma ótica que vê o todo, não apenas o caso do profissional médico. E certamente que um ponto de vista como este que defende a presidente da Nação será também questionado do ponto de vista constitucional, como também admitiu ontem o secretário de Saúde do estado, Ernani Maia.
Manifestação
A Central Única dos Trabalhadores, que andava muito silenciosa nos últimos tempo, marcou para esta quinta-feira uma grande manifestação em São Paulo, abordando vários temas nacionais do momento e já provocou uma insatisfação muito grande na Força Sindical, que promete ir para lá gritando palavras de ordem que não estavam no programa da primeira. Vão pedir a volta de Lula, entre outras coisas que os cutistas não suportam ouvir agora, até porque pode abrir mais uma frente de luta dentro das esquerdas, fazendo lembrar os velhos tempos do Governo Jango, quando tudo começou bem parecidinho, até provocar a ira da direita, culminando com o trinta e um de março de 64.

Nenhum comentário:

Postar um comentário