Prezado jornalista,
Em meio a uma onda de más noticias, repassamos abaixo uma notícia alvissareira.
Hoje, o Dr. Fausto Pereira, assessor do Ministro Padilha, ligou nós do Grupo Matizes para informar que o MS publicará ainda esta semana nova Portaria, alterando as regras para doação de sangue. Um dos trechos tem o seguinte teor:
§ 3º A doação de sangue deve ser voluntária e altruísta.
s de hemoterapia deverão capacitar os técnicos da Hemorrede e de suas unidades vinculadas de saúde para melhoria de atenção e acolhimento aos candidatos à doação, evitando manifestação de preconceito e discriminação por orientação sexual, identidade de gênero, hábitos de vida, atividade profissional, condição socioeconômica, raça/cor e etnia.
§ 5º A orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade, homossexualidade) não deve ser usada como critério para seleção de doadores de sangue, por não constituir risco em si própria.
Nós do Grupo Matizes e da LBL recebemos com satisfação essa notícia´, ao tempo em que entedemos ser fruto da nossa luta e pressão do movimento social. Aqui no Piauí, desde 2006 tramita na justiça federal uma ação, com a finalidade de que a Portaria da ANVISA, que proibia homens gays e bissexuais de doarem sangue seja suspensa. Essa ação civil publica é resultado de uma representação do Grupo Matizes ao Ministerio Público Federal.
Marinalva Santana - LBL/Matizes
Nenhum comentário:
Postar um comentário