A conselheira Maria de Lurdes Rodrigues (LBL/SP) também aproveitou para destacar que, desde 2005, Matizes e LBL luta para que a resolução da ANVISA seja alterada. Segundo Maria de Lurdes, "é louvável a iniciativa da LBL-PI e do Matizes, através da campanha 'Nosso sangue pela igualdade', iniciativa essa que deve ser seguida por outros estados, devendo o Ministério da Saúde criar mecanismos para que seja revista a resolução que proíbe a doação de sangue por gays e bissexuais".
Ainda durante a reunião do Conselho Nacional de Saúde, a representante da LBL informou ao Ministro Alexandre Padilha sobre o desejo dos militantes do movimento LGBT no Piauí em conversar com aquele gestor, para entrega de um documento reivindicando formalmente a mudança nas regras para doação de sangue por gays e bissexuais. A expectativa é que militantes do Matizes e da LBL se encontrem com o Ministro por ocasião da visita dele no Estado, prevista para o próximo dia 06 de fevereiro.
Antes desse encontro, são centrados esforços na ação prevista para o dia 31 de janeiro, consagrado no calendário dos Direitos Humanos como o "Dia Internacional da solidariedade". Nessa data, militantes do movimento de lésbicas, familiares de LGBT e parceiros do movimento LGBT estarão no HEMOPI para doarem sangue e se cadastrarem como doadores de medula, mas também para protestar contra a Portaria da ANVISA. Já confirmaram presença vários parceiros do movimento LGBT, dentre eles, a jornalista Cristiane Sekeff, o ex-deputado João de Deus, a Secretária Graça Amorim.
Dia 31/01, às 9h, vá ao HEMOPI para:
- Doar sangue e/ou;
- Cadastrar-se como doador(a) de medula e/ou;
- Protestar contra a Portaria da ANVISA q proibe homens gays e bissexuais de doarem sangue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário