![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEidPqwxILQAdyvj5YGWlKVz1Op6sAlWG5MAirbuPBFOWWYoID-pnx6HYDos2RO-CmhnDcIKsjpDhEu3YmidhYbyckpBXY61yUjuXMiijUx_Itc5wH7Fzg1AovRR6Kia-Bn613qlQD_ubA3i/s320/Cadeirante%252C+t%25C3%25AAnis.jpg) |
Guga, demonstra como o deficiente pode se integrar ao esporte |
Jotta Rocha -
O esporte em sí vem sido bem debatido nos últimos dias mas, sua essência apresenta novidades, como a criação da Federação Piauiense de Esportes a Pessoa com Deficiência, já bem evolvida e com data pré-determinada para a oficialização - com presença de membro da Comissão Paraolimpica -, como nos informa o professor Carlos Roberto Costa Cavalcante, um dos articulistas do projeto que ganha apoio com parcerias com entidades como a Fundespi e Secretaria de Educação.
O anúncio da federação dedicada ao paradesposto, outra novidade aconteceu na quinta-feira (27) visando novos rumos na área; a Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência - SEID - apresentou para a Fundação de Esportes do Piauí - Fundespi - o projeto da primeira Paraolimpíada do Piauí. O secretário Helder Jacobina se encontrou com representantes do órgão para estudarem parcerias.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbpqEET17Khx2Vrd6jh_r0xyVgmB2FaEgcsM1596a1jvKPRbmWaWgEE4L8C7jg9OZVgOy6aZPs8j-VkNqvtn2zHN-2PLADRNXUT7TXcfk3RnLFLEcbsm_h6bycTXO7eL-53Fsl4J58-5Vr/s1600/Carlinhos%252C+sec.+Mogi+Nilo+Guimaraes.bmp) |
Carlinhos em visita a Migi das Cruzes |
O projeto prevê que o evento ocorra ainda neste semestre. A competição será encerrada no Dia Estadual da Pessoa com Deficiência: 9 de junho. A ideia é ter o torneio no calendário do Estado e revelar talentos para os Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. A Fundespi já havia marcado uma reunião com entidades que trabalham com a pessoa com deficiência para o dia 4 de fevereiro. O Piauí é um dos poucos estados fora das Paraolimpíadas Escolares do Brasil.
Agora, as ideias de cada um irão se somar. E, está agendado para esta segunda-feira, 31, entrevista do profº Carlos Roberto, na rádio Difusora Am, no programa "Cidade Livre", 09:00 às 11:00h, teremos mais esclarecimentos e com toda a participação do público ouvinte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário