Jairo Brandão no abraço fraterno ao Del. Bonfim |
O coordenador da Comissão Investigadora do Crime Organizado-Cico, delegado Francisco Bonfim Filho, apresenta relatório das atividades desenvolvidas pela entidade durante o ano de 2010 - quadrilhas foram desbaratadas e grande número de bandidos preso. Várias operações foram realizadas no combate a bandos especializados em assalto a bancos, armas apreendidas, pistoleiros presos e, um grande número de inquéritos instaurados - maioria concluída e encaminhado para a justiça.
Trabalho eficiente do delegado Bonfim Filho e equipe em área especializada, mas a população não se encontra com a devida segurança como garante a Constituição; setores como entorpecente e uso de menores como peças para a pratica de crimes (sexuais, drogas e outros) tem crescido durante os últimos anos no Piauí. Números divulgados, recente, comprovam o agravante na área de uso de armas de fogo ilegalmente; a ONG Viva Rio (20/12/10) mostra pesquisa com dados preocupantes: de 10 armas de fogo apreendidas, no Piauí, 3 tiveram como canal de desvio o Poder Público - Assustador, o cidadão paga imposto que é transformado em arma de fogo a criminalidade?
O gerente do Departamento de Armas e Munição da Secretaria de Segurança, delegado João Paulo, tem conhecimento que a taxa de desvio de arma das polícias militar e civil (e armas exclusivas das Formas Armadas) é de 29,63 por cento - a maior do País (2º lugar Pernambuco com 29,1%). O trabalho da Cico surte efeito, pois no relatório é revelado que em 2010 foram apreendidas (Cico) 29 armas dos mais variados modelos e calibres, tendo peças de uso exclusivo das Forças Armadas, o que demonstra que as quadrilhas estão se preparando para possíveis enfrentamentos com as instituições policiais
Nenhum comentário:
Postar um comentário