![]() |
Carmem Ribeiro, coordenadora Matizes |
Em sistema de "União e Determinação", observamos a abertura do 1º Encontro Piauiense de Lésbicas Negras; o evento teve início, agora às 09:30h e acontece no Auditório do SINDSJUS, no bairro Cabral e se estende até a 2ª feira, dia 15. O Encontro abre as atividades alusivas ao mês da Consciência Negra. É organizado pelo Coletivo Nacional de Lésbicas Negras - CANDACES, com o apoio do Matizes e da Liga Brasileira de Lésbicas. O objetivo é discutir as discriminações motivadas por raça, gênero e orientação sexual. Cerca de 40 inscrições foram catalogadas pela organização.
Segundo a organização do evento, lésbicas negras sofrem mais discriminação, porque reunem três especificidades que as tornam mais vulneráveis às manifestações de intolerância e violência. Carmen Ribeiro, do Coletivon Nacional de Lésbicas Negras, afirma que "Se ser lésbica já é motivo para muita discriminação, no caso de lésbicas negras, essa discriminação é potencializada - e isso precisa ser discutido".
Na programação do Encontro constam palestras e debates sobre discriminação na Escola, saúde das lésbicas negras e mulher e mídia. Para hoje, é grande a expectativa para a Festa "Dê Bandeira: Viva Seu Amor Sem Medo!", que acontecerá a partir das 21h no Bar Cantinho do Biela. Durante a festa será realizada a tão esperada solenidade para registro de uniões estáveis de casais homoafetivos. Quatro casais já foram cadastrados para a solenidade.
1º ENCONTRO PIAUIENSE DE LÉSBICAS NEGRAS LOCAL: AUDITÓRIO DO SINDSJUS 13 de novembro de 2010 9h30min – O que é Candaces? - Carmem Lucia Ribeiro (Candaces/Matizes/LBL) e Maria Fatima Silva (Grupo de Mulheres Felipa de Sousa/Candaces) 10h - A Historia das Lésbicas Negras no Brasil - Maria Fatima Silva -(Grupo de Mulheres Felipa de Sousa/Candaces) e Carmem Lucia Ribeiro(Candaces/Matizes/LBL) 12h – Almoço 14h30min – Palestra: A imagem da Mulher Negra na Mídia – Biá Boakari (Jornalista – Editora do Caderno Torquato/ Jornal O Dia) 16h– Palestra – Racismo, Machismo e Lesbofobia: o que essas violências têm em comum? - Profª MsC. Lucineide Barros (UESPI) 21h – Festa - Dê Bandeira: viva seu amor sem medo! - Local: Bar Cantinho do Biela
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário