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Treinos Albert Park |
A Mercedes voltou a andar muito bem em Albert Park e, levando em conta o domínio avassalador da Red Bull, foi ‘a melhor do resto’. Mas desta vez, a Flecha de Prata melhor colocada foi a de Nico Rosberg, 0s414 mais lento que Vettel, finalizando em terceiro. O alemão teve problemas mecânicos no fim do treino. A Lotus apresentou bom potencial e colocou dois pilotos no top-5: Kimi Räikkönene Romain Grosjean, na ordem. Depois de ter andado muito bem na primeira sessão, a Ferrari ficou um pouco mais atrás. Fernando Alonso foi o sexto melhor colocado e virou 0s840 mais lento que seu rival direto na luta pelo título de 2013. O espanhol ficou à frente de Lewis Hamilton. O britânico bateu de frente na barreira de pneus da curva 6 no fim da sessão, mas não sofreu ferimentos e saiu andando do W04.
Felipe Massa, destaque do primeiro treino na Austrália, fechou o dia na oitava colocação, 0s947 atrás de Vettel. O único brasileiro no grid da F1 terminou a sessão à frente de Adrian Sutil, da Force India, e de Nico Hülkenberg, da Sauber. A McLaren melhor colocada foi a de Jenson Button, apenas em 11º.
Saiba como foi o segundo treino livre do GP da Austrália de F1
A segunda sessão de treinos livres para o GP da Austrália começou bastante agitada e com muitos carros na pista logo no início. Diferente da tomada de tempos inicial em Melbourne, o segundo treino não teve espaço para voltas de instalação, uma vez que equipes e pilotos já conheciam as características da pista e do asfalto. O primeiro a registrar volta rápida na sessão foi Räikkönen, com 1min32s967 em seu primeiro giro, melhorando sensivelmente para 1min29s012, tempo bem alto em comparação com a marca de Vettel, 1min27s211, registrada mais cedo. Com menos de oito minutos de sessão, todos os carros já estavam na pista, com exceção das duplas de Red Bull e Ferrari.
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Mclaren na pista |
Mas logo em sua primeira volta rápida, Vettel andou 1s002 abaixo do tempo de Kimi e 0s6 de sua própria marca registrada mais cedo. Depois de ter registrado as melhores parciais nos três setores, o tricampeão deu mais um indicativo de que a Red Bull começa a temporada sobrando. Com 1min26s604, Sebastian pulou para a liderança da sessão, usando sempre pneus médios.
Em seguida, Vettel acelerou ainda mais e ampliou sua diferença para os adversários ao marcar 1min26s274. Nem mesmo Webber, correndo com o mesmo RB9 de Sebastian, conseguia chegar perto do impossível alemão. A primeira Ferrari a registrar volta rápida no segundo treino foi a F138 #3 de Alonso. O bicampeão mundial cravou em sua primeira passagem 1min27s486, tempo apenas 0s026 mais rápido que Massa, que foi à pista logo em seguida.
Valtteri Bottas, estreando na F1 pela Williams, foi o primeiro piloto a ir para a pista usando pneus supermacios, gesto seguido pelo companheiro, Pastor Maldonado. Entretanto, os tempos obtidos pela dupla da equipe britânica não foram dos mais animadores.
Já a McLaren confirmava na pista a má impressão evidenciada por Button em suas últimas entrevistas. O britânico, por mais que acelerasse, não conseguia andar bem. A diferença entre seu melhor tempo em relação à marca de Vettel era um abismo: 2s130 após 32 minutos de sessão. Pérez também não conseguia emplacar e estava atrás até mesmo do seu sucessor na Sauber, Nico Hülkenberg, então décimo colocado. Outra equipe que não vinha nada bem era a Caterham. Contando com os novatos Charles Pic e Giedo van der Garde, o time anglo-malaio estava bem atrás da Marussia. Para piorar, o estreante holandês teve pouco tempo de treino, já que rodou seu CT03 e ficou atolado na brita da curva 3 quando era o último colocado da tabela de tempos.
Na metade da sessão, Alonso deu início ao seu primeiro stint com os supermacios que, segundo a Pirelli, são 1s mais rápidos — porém, evidentemente, menos duráveis — que os médios em Melbourne. Em sua primeira volta com os compostos ‘vermelhos’, Fernando baixou em quase 0s7 sua marca e subiu para segundo, mas ainda ficou 0s474 atrás do tempo de Vettel.
O alemão só foi superado momentaneamente por Webber, 0s102, quando o canguru calçou os pneus de faixa vermelha. Aí Vettel voltou e sobrou, sem forçar: 1min25s908.
No terço final do treino, por muito pouco não ocorreu um acidente sério envolvendo Massa e o novato Esteban Gutiérrez. O mexicano saiu dos boxes e se posicionou logo à frente do brasileiro, que vinha em volta rápida e por um triz não acertou a traseira do C32 na entrada da curva 1. Curiosamente, ambos acabaram depois sendo multados, mas por outro incidente: excesso de velocidade nos pits.
Daí por diante, os pilotos trabalharam tanto com os pneus médios quanto com os supermacios, mas apenas em ritmo de corrida. Os tempos registrados no fim da sessão foram bem mais altos que o padrão do início do treino. Mas foi um período conturbado: Hamilton bateu de frente na barreira de pneus, o parceiro Rosberg enfrentou problemas no câmbio e encostou na área de escape, e Webber rodou no fim de uma volta rápida.
F1, GP da Austrália, Melbourne, treino livre 2:
Via MSN/ESPORTE
1
|
Sebastian VETTEL
|
ALE
|
Red Bull Renault
|
1:25.908
|
33
| ||
2
|
Mark WEBBER
|
AUS
|
Red Bull Renault
|
1:26.172
|
+0.264
|
31
| |
3
|
Nico ROSBERG
|
ALE
|
Mercedes
|
1:26.322
|
+0.414
|
26
| |
4
|
Kimi RÄIKKÖNEN
|
FIN
|
Lotus Renault
|
1:26.361
|
+0.453
|
38
| |
5
|
Romain GROSJEAN
|
FRA
|
Lotus Renault
|
1:26.680
|
+0.772
|
32
| |
6
|
Fernando ALONSO
|
ESP
|
Ferrari
|
1:26.748
|
+0.840
|
35
| |
7
|
Lewis HAMILTON
|
ING
|
Mercedes
|
1:26.772
|
+0.864
|
28
| |
8
|
Felipe MASSA
|
BRA
|
Ferrari
|
1:26.855
|
+0.947
|
32
| |
9
|
Adrian SUTIL
|
ALE
|
Force India Mercedes
|
1:27.435
|
+1.527
|
35
| |
10
|
Nico HÜLKENBERG
|
ALE
|
Sauber Ferrari
|
1:28.187
|
+2.279
|
34
| |
11
|
Jenson BUTTON
|
ING
|
McLaren Mercedes
|
1:28.294
|
+2.386
|
30
| |
12
|
Paul DI RESTA
|
ESC
|
Force India Mercedes
|
1:28.311
|
+2.403
|
37
| |
13
|
Sergio PÉREZ
|
MEX
|
McLaren Mercedes
|
1:28.566
|
+2.658
|
33
| |
14
|
Daniel RICCIARDO
|
AUS
|
Toro Rosso Ferrari
|
1:28.627
|
+2.719
|
31
| |
15
|
Esteban GUTIÉRREZ
|
MEX
|
Sauber Ferrari
|
1:28.772
|
+2.864
|
33
| |
16
|
Pastor MALDONADO
|
VEN
|
Williams Renault
|
1:28.852
|
+2.944
|
36
| |
17
|
Jean-Éric VERGNE
|
FRA
|
Toro Rosso Ferrari
|
1:28.968
|
+3.060
|
36
| |
18
|
Valtteri BOTTAS
|
FIN
|
Williams Renault
|
1:29.386
|
+3.478
|
39
| |
19
|
Jules BIANCHI
|
FRA
|
Marussia Cosworth
|
1:29.696
|
+3.788
|
32
| |
20
|
Charles PIC
|
FRA
|
Caterham Renault
|
1:30.165
|
+4.257
|
37
| |
21
|
Max CHILTON
|
ING
|
Marussia Cosworth
|
1:30.600
|
+4.692
|
36
| |
TEMPO 107%
|
TL1
|
1:31.922
|
+6.014
| ||||
22
|
Giedo VAN DER GARDE
|
HOL
|
Caterham Renault
|
1:32.450
|
+6.542
|
11
| |
REC
|
Sebastian VETTEL
|
ALE
|
Red Bull RB7
|
1:23.529
|
26/03/2011
| ||
MV
|
Michael SCHUMACHER
|
ALE
|
Ferrari F2004
|
1:24.125
|
07/03/2004
| ||
Condições do tempo
|
SOL ENTRE NUVENS
|
ar: 22-23ºC | pista: 29-37ºC
| |||||
Pneu médio
|
Pneu supermacio
|
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