Eu sou aquela mulher a quem o tempo muito ensinou. Ensinou a amar a vida. Não desistir da luta...
Aprendi que mais vale lutar...
(Cora Coralina em “O tempo muito ensinou”)
Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a FENAJ reverencia todas as mulheres do mundo e do Brasil, não apenas pelo enfrentamento das questões de gênero como das demais lutas por uma sociedade igualitária, justa e fraterna. Porque em todas a participação feminina se mostra sempre mais e mais essencial, pela consciência de que um novo mundo depende tanto das mulheres quanto dos homens.
A FENAJ, para marcar esta data, também faz uma saudação muito especial às jornalistas, ressaltando seu papel fundamental na construção do Jornalismo e da profissão. As mulheres estão cada vez mais presentes no cotidiano do Jornalismo, seja no exercício profissional seja nas nossas lutas sindicais, inclusive assumindo diretorias dos Sindicatos e da própria Federação.
No campo do Jornalismo, a FENAJ e seus 31 Sindicatos de Jornalistas filiados no país já contam avanços e várias conquistas em defesa dos direitos femininos. Mas igualmente sabem que há muito ainda por trabalhar e conquistar contra o preconceito, a discriminação, a exploração. E mais: nós, mulheres e homens, lado a lado, precisamos continuar a enfrentar os numerosos e grandes problemas que atingem a todos os trabalhadores.
Por isso, ao mesmo tempo em que festejam vitórias das e para as mulheres, a Federação e os Sindicatos de Jornalistas brasileiros se comprometem e convocam a intensificar a organização da luta pela igualdade plena entre os gêneros e de todas as outras que buscam a valorização profissional, melhores condições de trabalho e de vida para as mulheres e homens jornalistas.
Neste 8 de março agradecemos, celebramos e convocamos em especial as mulheres jornalistas, mas também a todas e todos que querem uma sociedade democrática, ética e voltada para a justiça social: firmes na luta!
Brasília, 8 de março de 2012.
Diretoria da FENAJ
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário