![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjYRpytp8W0_KzLtSP276w6PUuoaq0JaWoB6iXvPmmsKIjan0HVfg2xMlqqzZfdiAhC1STa9XhNI-PVpxIOX-gJ6MU7gAVbf0gq9s0K1-9IvHerglMhNmHniGlBlbVGqDcMQ9s1PyAsQe_A/s320/Transporte+urna....jpg) |
equipes de apoio firme na distribuição de urnas mas... |
As 1.264 seções eleitorais distribuídas por Teresina começam a ser montadas neste sábado (02/10) pela manhã. Entre os prédios que irão abrigar as seções, há escolas públicas e privadas, além de universidades e repartições públicas. As urnas eletrônicas deixam a sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), rumo aos locais de votação, a partir das 6 horas de hoje. Ontem pela manhã alguns veículos utilizados no transporte das urnas já estavam carregados. No total, são 118 veículos, alguns solicitados pelo Tribunal aos órgãos públicos estaduais e municipais. Dos cinco cartórios eleitorais, dois contrataram transporte privado de uma empresa licitada anteriormente.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSV-eqgflCkYE11yFvTpXkeFYTX0Azwr2YpUHZKzTCmbf6vrl_M_HZR2e8DM7UuAT1RsCU7WqTew7sfZ5d2hwzKkJJDKCSsBupxzrhJF_NENXDDg-iyx5j_G6BMQAszFFg4AW31XbtKsMP/s320/Transporte+urna,+charge.jpg) |
...em áreas menores o transporte é mais "lento" |
Esse é o primeiro ano em que são utilizados veículos de empresas privadas no transporte das urnas. Pelo menos quatro empresas ganharam a licitação e vão disponibilizar veículos para todo o Estado. Em alguns municípios, como Socorro do Piauí, o transporte será feito por pessoas físicas. Em todo o Estado, há 98 zonas eleitorais. Na capital, o maior número de veículos, 57 no total, está sendo utilizado pela 1ª zona. Nos anos anteriores esse trabalho era realizado com o apoio dos Correios e o TRE estima que a mudança trouxe uma economia de até R$ 1,5 milhão.
A assessoria do TRE explicou que todas as urnas passaram por uma prévia vistoria, durante a chamada audiência de preparação. É nessa etapa que o equipamento recebe todas as informações necessárias, incluindo os nomes, números e fotos dos candidatos. Depois disso, as urnas são lacradas e só podem ser abertas pelo presidente da seção, responsável pela impressão da zerézima (documento que mostra a inexistência de votos na urna). Para cada colégio eleitoral, é deslocado um policial militar. A assessoria informou que nunca foi registrado um caso em que a urna tenha sido violada antes da eleição, até porque se isso for registrado o equipamento é substituído imediatamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário